Novembro é o mês da luta contra o câncer de próstata

0
96

Durante este mês são feitas campanhas de conscientização sobre a doença Um estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. A doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.
Para conscientizar a população da importância dos exames anuais a partir dos 50 anos, instituições de de todo o país realizam o Novembro Azul. A campanha tem foco na conscientização do câncer de próstata no Brasil.
A realização de exames nessa faixa etária está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.
“O urologista é o profissional médico capaz de diagnosticar e tratar a doença. Por vezes, o auxílio do oncologista e do radioterapeuta é necessário. Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas e só a avaliação rotineira com o exame de PSA e o toque retal permitem estabelecer a suspeita e prosseguir na investigação”, afirma o diretor de Comunicação da SBU, Carlos Sacomani.
O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado.
 
NOVEMBRO AZUL EM SANTO ÂNGELO
A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo ainda não tem uma programação definida para a campanha deste ano.
De acordo com a assessoria de Imprensa da Secretaria “a coordenação do Novembro Azul ainda se reúne nesta semana e a abertura oficial deve ocorrer na próxima semana. Faltam alguns detalhes ainda para o cronograma das atividades”.