Novo lote de cinco mil vacinas será distribuído aos municípios da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde

0
101

Comitê de Enfrentamento à Gripe H1N1 ainda não definiu grupos que serão vacinados

A região das Missões terá à sua disposição um novo lote de vacinas contra a gripe A. Serão cinco mil doses, que tinham previsão de chegada entre o final da tarde de ontem e a data de hoje. Segundo o coordenador regional de Saúde, médico, Lói Roque Biacchi, que confirmou a informação, 25% das doses, ou 1.250 vacinas, serão destinadas a Santo Ângelo. “É um número pequeno de doses, mas nem esperávamos mais, pois o Governo tinha informado que acabaram as doses. Mas nossa situação está sob controle”, tranquiliza Biacchi.

O médico explicou que a Secretaria Estadual da Saúde havia anunciado que a região de Santo Ângelo não receberia doses do novo lote de 200 mil vacinas para o Estado. “Quando soube, fui contra essa atitude, contatei a Secretaria e disse que não podíamos aceitar isso, pois nosso município teve muitos casos. Achei que não era justo conosco. Então hoje (ontem) confirmaram que receberíamos as cinco mil doses”, disse.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Santo Ângelo, Juliane da Rosa, explica que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe H1N1 deve se reunir para decidir que grupo da população irá receber as vacinas e quais os locais onde as doses serão aplicadas.

Embora venham novas vacinas, Lói Biacchi afirma que é necessário manter ações de prevenção à gripe. “Em caso de sintomas, receitamos o uso do medicamento Tamiflu. Não há vacinas para todos, mas o Tamiflu tem para todos que necessitarem”, conclui.

CASO SUSPEITO

Na última quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde enviou para Porto Alegre o material de coleta de um caso suspeito de gripe A H1N1 em Santo Ângelo. O resultado deve vir em cerca de 10 dias. Além desse, havia dois casos suspeitos de gripe A abertos no município. De um, chegou o resultado, que foi negativo. O outro deve chegar nos próximos dias.