Núcleo da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria será implantado em Santo Ângelo

0
86

Presidente e integrantes da associação estarão na cidade na segunda-feira e participarão de encontro

Representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) estarão em Santo Ângelo na próxima segunda-feira (17), quando, no Plenário Juarez Alves Lemos, da Câmara de Vereadores, participarão de atividades durante manhã e tarde. O ponto alto será a implantação de um núcleo da associação na cidade – cinco jovens santo-angelenses estiveram entre as 242 vítimas do incêndio ocorrido na boate Kiss em 27 de janeiro do ano passado.

O presidente da AVTSM, Adherbal Ferreira, que perdeu uma filha na tragédia, estará em Santo Ângelo. O encontro para o qual a associação foi convidada, e que terá também líderes e representantes de outros sete municípios, se originou de uma moção de apoio aos trabalhos da entidade apresentada pela vereadora Jacqueline Possebom (PDT). “Vai ser um encontro importante, e o Legislativo, representante legítimo da comunidade, vem prestar seu apoio às famílias e enaltecer o trabalho realizado pela associação, que luta para auxiliar essas famílias que tanto têm sofrido”, diz a vereadora.

Inicialmente, após a tragédia, a associação foi fundada para ajudar os familiares na questão psicológica, buscando com que os integrantes compartilhassem sua dor para que um pudesse amparar o outro. Hoje bastante estruturada e fortalecida, a AVTSM não se dedica somente ao amparo psicológico, mas também à assistência social, à busca por justiça e à prevenção. Na visão de Adherbal, a implantação de um núcleo da associação em Santo Ângelo é oriunda de uma necessidade de ampliar as frentes e debates que surgiram com o passar do tempo.

As cidades convidadas para participar do encontro com a AVTSM são Santo Cristo, São Luiz Gonzaga, Ijuí, Santa Rosa, Horizontina, Tuparandi e Três de Maio. Os participantes do encontro serão recebidos a partir das 9h; às 9h30min, será feita a abertura, com o pronunciamento do presidente Adherbal Ferreira; às 10h, se iniciarão debates e a implantação do núcleo da associação em Santo Ângelo.

Às 11h será realizada coletiva de imprensa, e, após o almoço, as atividades serão retomadas às 13h30min, com a entrega da moção de apoio solicitada pela vereadora Jacqueline Possebom. A previsão é de que o encontro seja encerrado por volta das 15h.