Número de abstenções na região foi considerado normal

0
98

Pouco mais de 20% dos santo-angelenses aptos a votar não compareceram às urnas

O número de abstenções na 45ª Zona Eleitoral foi considerado normal pela chefe do Cartório Eleitoral Marivani Medeiros. Segundo ela, foram 10,75% no município de Eugênio de Castro, 16,58% em Entre-Ijuís, 10,20% em Vitória das Missões, 10,03% em São Miguel das Missões e 20,32% em Santo Ângelo. “Esse é um número considerado normal e dentro de nossas expectativas”, ressalta.

Questionada sobre o número de justificativas, ela afirmou que todos os dados foram repassados para o TRE, mas que não saberia a somatória total. “Somente no Cartório Eleitoral foram mais de 100 justificativas apresentadas. Porém tinha outra unidade no Teatro municipal que recebiam as justificativas, além das próprias seções”, ressalta.

A votação em Santo Ângelo finalizou pontualmente às 17h. Os resultados das seções começaram a ser entregues no Cartório Eleitoral logo após, aproximadamente às 17h10 com a entrega da primeira urna. A apuração geral foi finalizada às 19h15min e encaminhada ao TRE.

BOCA DE URNA
Conforme informações da chefe do Cartório Eleitoral, foram recebidas inúmeras denúncias de boca de urna, as quais foram encaminhadas à Brigada Militar. No entanto, de acordo com o 7º RPMon, foi realizado apenas um registro de boca de urna próximo do IESA. Na ocorrência, foram apreendidos seis vales no valor de R$ 10 mais 100 santinhos. Os vales são oriundos do Sindicato dos Professores Municipais. Conforme informações do RPMon, o cidadão responsável pela ação foi abordado e após lavrado um termo circunstânciado. Essa foi a única ocorrência na região de abrangência (11 municípios).