O que você precisa saber para a votação deste domingo

0
83

Neste domingo (15) mais de 61 mil eleitores de Santo Ângelo vão às urnas para escolher vereadores e prefeito e vice para os próximos quatro anos. Em 2020, porém, além da atenção ao direcionar o voto, o eleitor terá de ficar atento às orientações sanitárias
(impostas pela pandemia de Covid-19). Para auxiliar o eleitor, o JM elencou as principais
orientações para este dia. Confira:

Como confirmar a seção de votação?

Neste ano, algumas seções foram agrupadas, em Santo Ângelo foram 35. Para confirmar se foi o caso da sua a orientação é consultar o site do TRE (no lado direito da tela, em local de votação) ou usar e-Título (aplicativo que pode ser baixado para o celular gratuitamente) ou ainda, no dia das eleições, com um funcionário do Tribunal Eleitoral.

Ordem de votação

Esse ano as eleições são para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A ordem de votação é a seguinte: primeiro, se escolhe um vereador, com cinco dígitos. Em seguida, o prefeito, com dois dígitos. Mas também é possível votar apenas na legenda na escolha do vereador. Assim, basta colocar apenas os dois números do partido.

Horário

A votação esse ano irá iniciar as 7h da manhã e encerrará as 17h. Das 7h às 10h o horário é prioritário para os eleitores maiores de 60 anos ou dos grupos de risco para a Covid-19, porém, não exclusivo para este público.

Quais documentos levar?

Não é necessário estar com o título de eleitor em mãos, apenas um documento com foto. O e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral, também pode ser usado. É importante lembrar que este ano é necessário levar a sua caneta, que será usada para assinar o caderno de presença.

Quais são os cuidados sanitários?

É importante que eleitor esteja sempre de máscara. Esta poderá ser tirada somente quando o mesário solicitar, para confirmar da identificação. O documento de identificação não deve ser entregue ao mesário, apenas deverá mostrá-lo para que seja possível identificar o eleitor. Também, antes e depois do uso da urna eletrônica, deve usar álcool em gel. Na fila, deve respeitar a distância dos demais.

Atenção!

Ainda, a recomendação para pessoas que tenham testado positivo para Covid-19
recentemente ou que estejam com sintomas da doença é de que não compareçam
às votações e que, depois, justifiquem a ausência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here