Obras poderão ser concluídas só em fevereiro

0
106

Aeroporto Regional teve novo pedido de prorrogação por parte da empresa responsável pelas obras

A empresa Cotrel Terraplanagem e Pavimentações, de Santa Maria, responsável pelas obras de reforma do Aeroporto Regional de Santo Ângelo, pediu novo prazo para a entrega dos trabalhos. A informação é do diretor interino do Departamento Aeroportuário da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Jorge Luis Tadiello. Segundo ele, as obras não estando no ritmo desejado e têm passado por momentos delicados após a paralisação e rompimento por parte da Seinfra. “Após a retomada dos trabalhos com a empresa e estipulação de novo prazo, eles se ajustaram, mas o trabalho ainda está muito aquém do esperado”, ressalta.
Tadiello afirmou que na quarta-feira (19) a usina de asfalto retornou de Santa Maria, cidade-sede da empresa, onde passou por melhorias. O pedido por prorrogação, segundo Tadiello, é justamente por problemas com a usina.

“Eles pediram mais 70 dias, em função dos problemas apresentados com a usina de asfalto. O pedido foi encaminhado e está em análise aqui na Seinfra”, explica. A previsão de entrega, já com a prorrogação anterior, era para o dia 28 deste mês. Desta forma, se aceito o pedido de prorrogação, a obra não será finalizada neste ano.

PAGAMENTO DO SERVIÇO
Questionado sobre um possível atraso no repasse das verbas, o diretor afirmou que todos os valores liberados até agora estão quitados. “Nós liberamos por trecho de trabalho. São fases em que são realizadas medições e, conforme o cumprimento da obra de cada medição, é liberado o orçamento para a próxima. Já liberamos todo o valor necessário. Não temos nenhuma pendência”, diz.

A respeito de um possível rompimento com a empresa, Tardiello destacou que, caso isso fosse adotado, o processo seria muito demorado, levando a um atraso de aproximadamente seis meses a um ano. “Minha opinião é de que não se rescinda o contrato, pois causaria mais morosidade à entrega do aeroporto. Pelo que já foi executado, se eles conseguissem acelerar o processo, seria possível terminar até o final do ano. No entanto, se ele continuar nesse ritmo, não há como terminar ainda neste ano”, conclui.

O Jornal das Missões tentou, por diversas vezes, contato, por telefone, com o engenheiro da Cotrel responsável pelas obras, Ricardo Dutra, mas não foi atendido. 

NOVIDADES
Nesta semana, o secretário municipal de Turismo e Esportes, Marcos Mattos, esteve em Brasília para fazer contatos referentes a recursos para o desenvolvimento do município. Entre as visitas realizadas pelo secretário esteve a audiência realizada com o ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Moreira Franco, para esclarecer questões referentes ao Aeroporto Regional.
“Temos que citar duas obras no aeroporto. Uma é a reforma da pista, que está acontecendo um pouco lenta e vagarosa. Na segunda-feira, irá um fiscal da Secretaria Nacional de Aviação Civil para estabelecer o prazo final para a entrega da pista, para que possamos retomar as atividades no aeroporto”, disse, em entrevista ao programa Rádio Visão, da Rádio Santo Ângelo, na manhã de ontem (21).

“Mas a notícia mais importante é o Programa Nacional de Aviação Regional, que prevê investimentos em 270 aeroportos do Brasil, e o ministro Moreira Franco nos deu uma notícia muito boa, de que o projeto do aeroporto de Santo Ângelo será entregue até o dia 15 de dezembro por uma secretaria e, a partir daí, entrará em execução para o edital de licitação. Desses 270 aeroportos, serão licitados primeiramente 20, e Santo Ângelo está entre eles”, comentou.

Com o investimento, será construído um novo terminal de passageiros, uma nova pista de aeronaves e um novo estacionamento, com capacidade para comportar até oito aeronaves. Outro destaque do secretário foi para o interesse manifestado pela companhia aérea Azul de operar em Santo Ângelo assim que a obra for finalizada.