Ordem de início das obras do Ifet será assinada hoje

0
85

Tecnologia da informação e saúde devem ser primeiras áreas contempladas com cursos

Nesta terça-feira (5), em ato marcado para as 11h, será assinada a ordem de serviço do início das obras de construção do campus missioneiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet).

A unidade ficará às margens da ERS-218, em uma área de 50 hectares doada pela prefeitura ao governo federal na administração passada.

Os detalhes do encontro, que terá a presença da reitora Carla Jardim, foram acertados entre os integrantes da Comissão de Implantação do Ifet Santo Ângelo em reunião na sexta-feira, no auditório da Smed.

Participaram os integrantes da comissão Gilberto Corazza, João Baptista Santos da Silva, Marli Marchetti, Estevão Moor, além da secretária de educação Rosa Maria de Souza e a vice-prefeita Nara Damião.

Conforme o vereador Gilberto Corazza, o encontro desta terça-feira será um ato histórico.

Para tanto ele convoca a comunidade em geral, bem como estudantes, para que participem do ato oficial que dará ordem para o inicio das obras.

Na ocasião, deverão ser assinados o contrato com a construtora, para a construção do campus, e a ordem de licitação pelo município para cercamento da área.

Conforme o integrante da comissão de implantação, João Baptista Santos da Silva, as lideranças levarão à Reitoria do Instituto Federal Farroupilha, de Santa Maria, do qual o campus de Santo Ângelo faz parte, a sugestão de que sejam considerados para implantação prioritária cursos nas áreas de Tecnologia da Informação e Saúde.

Eles também pedirão atenção especial para a possibilidade de implantação de cursos em convênio com Ifets já existentes nas áreas de recursos naturais, como agricultura e zootecnia.

O próximo passo será a convocação de uma plenária com a comunidade e a reitoria para serem definitivamente escolhidos os primeiros cursos.

O IFET EM SANTO ÂNGELO

– A área total soma 50 hectares;

– Inicialmente serão construídos dois prédios de dois andares cada;

– No prédio A haverá 10 salas de aula, três laboratórios de Informática, dois de Cuidados Humanos, além de laboratórios de Química, Física, Biologia, Anatomia Humana e Departamento Médico Legal (DML);

– Também terá cantina, sanitários e área de circulação para os estudantes;

– No prédio B funcionará a parte administrativa. Nele estarão as salas de recursos humanos, direção, tesouraria, telefonista, recepção, balcão de atendimento, salas de apoio, salas de estudos, sala de vídeos, casa de máquinas, entre outras;

– O campus de Santo Ângelo possibilitará o acesso de 1,2 mil alunos;

– O Ifet vai gerar novos postos de trabalho com a contratação de 115 empregos diretos entre professores e funcionários