Palestras da Campanha do Agasalho vão abordar doação de sangue e órgãos

0
97

Mobilização foi lançada na manhã de quarta-feira, na Secretaria de Assistência Social

 Foi lançada na manhã desta quarta-feira (16) a Campanha do Agasalho Aquecendo Vidas 2012. A mobilização, organizada pelo Gabinete da Primeira Dama e Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, busca superar o arrecadado em 2011, 80 mil peças. A campanha segue o mesmo formato das edições anteriores, com a realização de palestras. Aos participantes dos encontros, são distribuídas senhas que dão preferência na escolha de agasalhos.

No lançamento da campanha, realizado na Secretaria de Assistência Social na presença de autoridades, a primeira dama Robriane Raguzzoni Loureiro revelou o tema das palestras, que serão realizadas em bairros de 28 de maio a 6 de junho. O tema dos encontros será doação de sangue, de órgãos e tecidos, que busca explicar e conscientizar sobre a importância da doação de sangue espontânea, bem como desmistificar a temática da doação de órgãos e tecidos por pessoas com morte cerebral.

Conforme o secretário de Assistência Social, Francisco Medeiros, a campanha busca mobilizar a comunidade para angariar o maior número de peças possíveis e levar para aquelas pessoas que precisam. “Temos que ter a participação da sociedade, esperamos que a população seja sensível. Quem quiser doar, pode ser roupa, calçado, cobertor ou móveis, pode ligar que vamos buscar esses donativos”, afirma Medeiros.

Presente no lançamento, o vice-prefeito Adolar Queiroz lembrou que este é o oitavo ano que a campanha é realizada pela Administração Municipal de forma consecutiva. Antes, quem puxava a frente da arrecadação de doações era a Rádio Santo Ângelo e o Jornal das Missões. “ A solidariedade é muito importante e a nossa sociedade tem colaborado conosco”, declarou Queiroz.

O prefeito Eduardo Loureiro, por sua vez, ressaltou que a Campanha do Agasalho foi retomada em 2005 e teve continuidade desde então. “É um grande movimento que se faz buscando envolver nossa sociedade. Ela vai além do processo de arrecadação e distribuição, mas também envolvemos a comunidade em palestras, falando de temas importantes para a vida”, destacou Eduardo.

“Neste ano definimos que vamos fazer um apelo para que a comunidade possa doar sangue ao Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo, então queremos promover essa reflexão de que é um ato solidário, não dói, não causa nenhuma consequência, e pode ajudar um irmão, alguém que está com um problema de saúde”, acrescentou o prefeito.

RECOLHIMENTO DE AGASALHOS

Além dos pontos de arrecadação tradicionais, em parceria com empresas e entidades, as pessoas interessadas em doar podem ligar para a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (fone 3313-6211) solicitando o transporte das doações. A campanha ainda terá eventos como o Matinê da Solidariedade, Gincana Escolar e Arrastão Solidário.