Parceria assegura obras da futura sede da Vara do Trabalho de Santo Ângelo

0
89

Nova sede será construída em um espaço de 1.545 m2 na Rua 25 de Julho, em frente à Rede Vivo

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, desembargadora Maria Helena Mallmann, ao lançar, na segunda-feira (29), a pedra fundamental da próxima sede da Vara do Trabalho de Santo Ângelo, destacou a importância da parceria com o município, que doou um terreno localizado em área nobre, junto a sedes de outros ramos do Poder Judiciário.

Ela explicou que a nova estrutura vai possibilitar receber uma segunda Vara do Trabalho no município. “Em um espaço de 1.545m², será construída dentro dos padrões para sedes com Vara única, com cerca de 750m². Mas que permite ampliação para funcionar uma segunda unidade judiciária”. O projeto arquitetônico deverá ser concluído até o final do ano. A execução da obra está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2013.

Em seu pronunciamento, o prefeito Eduardo Loureiro saudou a confirmação da obra, e agradeceu a sensibilidade do Tribunal, que atendeu a uma antiga reivindicação da comunidade local para a área onde será erguido o prédio, localizado na Rua 25 de Julho, s/nº na quadra situada entre a Avenida Venâncio Aires e a Rua Marechal Floriano e que fora motivo de intensa disputa judicial entre o município e a extinta Rede Ferroviária Federal. “A presença de todos neste evento consolida Santo Ângelo como polo regional, pois vários órgãos regionais da esfera estadual e federal estão aqui, nos ajudando a dar uma utilização mais adequada a essa área.”

O Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Gilberto Kerber, ressaltou a alegria por viver esse momento, onde a expectativa é de logo ver a construção de uma obra, “que dará mais condições de trabalho aos operadores do sistema na região”.

A cerimônia teve a presença do juiz titular da unidade judiciária local, Edson Moreira Rodrigues, do coordenador do trabalho e coordenador da Procuradoria do Trabalho do Município, Veloir Dirceu Fürst, da juíza do Trabalho substituta, Raquel Nene Santos, representando a Amatra IV e do juiz de direito Luis Carlos Rosa, representando a Ajuris.

A jurisdição da Vara do Trabalho de Santo Ângelo inclui os municípios de Caibaté, Catuípe, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Sete de Setembro, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá e Vitória das Missões. A atual sede está localizada na Rua Antunes Ribas, 1.732. Em 2011, a unidade recebeu 1.327 novos processos.