Parceria com a Eletrosul ampliará rede de banda larga pública em Santo Ângelo

0
88

O Governo do Estado e a Eletrosul, empresa subsidiária da Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, assinam, nesta segunda-feira (24), na Capital, termo de compartilhamento de infraestrutura de telecomunicações para o projeto Infovia RS – rede de internet pública alinhada aos planos gaúcho e nacional de implantação de banda larga. O ato será realizado na sala 2 b2 da Casa de Cultura Mario Quintana, às 17h.

O acordo permitirá que a Infovia RS atenda às regiões de Passo Fundo, Santo Ângelo, São Borja, Uruguaiana, Alegrete e Santana do Livramento, além de pequenos municípios próximos. Em junho deste ano, termo semelhante foi assinado com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). O projeto é uma iniciativa conjunta das secretarias de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e Geral de Governo (SGG) e Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). O objetivo é a expansão da rede de banda larga no Estado.

Para o diretor-presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, o acordo permitirá a racionalização e compartilhamento das redes de comunicação para a modernização da administração pública. "Esta é uma proposta orientada para um modelo público inovador e sustentável de infraestrutura de rede, que visa qualificar os serviços e reduzir os custos de telecomunicação no Estado". O principal objetivo é expandir as ações de governo eletrônico e móvel, com a melhoria e incremento de informações e serviços públicos à sociedade, difusão da inclusão digital e da participação cidadã.