Perto do prazo final, filas para transferir ou fazer Título crescem no Cartório Eleitoral

0
85

Prazo encerra na próxima quarta-feira, 9 de maio. Haverá atendimento neste final de semana

Encerra na próxima quarta-feira (9) o prazo final para alistamento eleitoral, transferência de Título de Eleitor e mudança de local de votação dentro da própria cidade. A solicitação deve ser feita no Cartório Eleitoral de Santo Ângelo (Rua Duque de Caxias, 1151).

Com a proximidade do prazo final, cresceu a procura e também as filas para atualizar o Título de Eleitor. Em março, foram realizados 910 atendimentos. No mês de abril, foram 1.335. Em maio, até o início da tarde de quinta-feira, já tinham sido atendidas 206 pessoas.

Conforme a chefe de Cartório Eleitoral de Santo Ângelo, Marivani Gehm Gonçalves Medeiros, a maior dificuldade encontrada é a comprovação do domicílio eleitoral, que às vezes atrasa a atualização do Título de Eleitor. “O eleitor tem que comprovar que está no município há pelo menos três meses. Ele pode trazer conta de água, luz, telefone, recibo de aluguel, fatura do cartão, carnê de loja, alguma coisa que recebeu pelo correio. Também pode comprovar algum vínculo profissional”, explica ela. No caso de mudar novamente de domicílio eleitoral, o prazo mínimo entre uma mudança e outra é de um ano.

DEMAIS MUNICÍPIOS

Em novembro de 2011 e março deste ano a equipe do Cartório foi até os demais municípios da 45ª Zona Eleitoral – Eugênio de Castro, Vitória das Missões, Entre-Ijuís e São Miguel das Missões – para fazer atualização e novos títulos eleitorais. Nas duas ocasiões, foram atendidas 778 pessoas. Agora, quem ainda precisar fazer Título de Eleitor, atualizar ou revisar, deve fazê-lo no Cartório Eleitoral de Santo Ângelo.

ATENDIMENTO NO FINAL DE SEMANA

Para facilitar aos eleitores, o Cartório Eleitoral irá abrir suas portas neste final de semana, e ampliar o horário de atendimento na próxima semana. Neste sábado (5) e domingo (6), o Cartório Eleitoral irá abrir das 12h às 19h. Já de segunda (7) à quarta-feira (9), o Cartório Eleitoral atenderá das 9h às 19h.

MAIS INFORMAÇÕES

A inscrição eleitoral é facultativa para: maiores de 16 e menores de 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos.

A inscrição eleitoral é obrigatória para maiores de 18 anos.

O menor que completar 16 anos até a data do pleito, dia 7 de outubro de 2012, poderá fazer a inscrição eleitoral até o dia 9 de maio.

Documentação exigida

Carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento (não são aceitos a CNH e o Passaporte).

Certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo (ex.: protocolo de apresentação, dispensa, terceira, dentre outros). A apresentação deste documento é obrigatória para maiores de 18 anos do sexo masculino.

Comprovação de domicílio eleitoral.

Atenção:

Não é possível fazer o título por outra pessoa, mesmo com qualquer tipo de procuração.

Os documentos apresentados devem ser originais.