Pesquisa e extensão rural são temas de seminário em Santo Ângelo

0
114

Região quer pesquisas nas áreas de Fruticultura, Gado Leiteiro e Hortigranjeiros

 Aconteceu nesta segunda-feira (5), no auditório da Acisa, em Santo Ângelo, o seminário “Articulação da Pesquisa e Extensão Rural para o Desenvolvimento da Região Noroeste”.

O evento foi promovido pelo deputado federal Elvino Bohn Gass, que destacou o projeto de transformar uma das áreas de maior produção agrícola do Estado – a região Noroeste – num pólo de pesquisa agropecuária. “É uma necessidade que se impõe diante dos recorrentes prejuízos causados por intempéries e uma oportunidade diante da crescente demanda mundial por combustíveis mais limpos”, destacou.

Em torno de 100 lideranças da região, entre representantes de Prefeituras, Secretarias Municipais, universidades, escolas técnicas federais e estaduais e Emater. O secretário de Agricultura de Santo Ângelo, Diomar Formenton, enfatizou que este é o maior evento de pesquisa com a participação das seis embrapas da região Sul do Brasil. São elas: Clima Temperado, Trigo, Uva e Vinho, Pecuária, Floresta (Paraná) e Aves e suínos (Santa Catarina). “A partir deste encontro vamos demandar sobre pesquisas em Fruticultura, Gado Leiteiro e Hortigranjeiros na região”, observou.

O seminário contou com a presença de painelistas de renome, tais como: o diretor de Transferência Tecnológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Waldir Stümpf Júnior, e do diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos. O presidente da Emater-RS/Ascar, Lino De David, esteve representado pelo coordenador regional do órgão, Amauri Coracini.

Segundo o assessor parlamentar, Volmir Amaral, o seminário teve como objetivos promover a aproximação da pesquisa e a extensão rural fazendo com que os produtos tecnológicos cheguem até as propriedades rurais; conhecer melhor as linhas de pesquisa da Empraba e da Fepagro disponíveis para a agricultura familiar e identificar novas demandas de pesquisa da região Noroeste do RS.