Plano Estadual de Irrigação será lançado nesta quinta em Santo Ângelo

0
88

Ações para minimizar efeitos das estiagens devem ser desenvolvidas na região

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, Departamento Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Estadual de Obras, Irrigação e Desenvolvimento apresentam na quinta-feira (21), às 14h, no prédio 5 da URI, o Plano Estadual de Irrigação. Todos os interessados são convidados a participar.

O Plano, por meio de programas de armazenamento de água, desenvolve ações para minimizar os efeitos das estiagens, assegurando maior estabilidade a produção rural tanto a curto quanto a médio e longo prazos.

Um dos programas mais importantes do Plano é o Plano Diretor de Irrigação e Usos Múltiplos da Água para o Rio Grande do Sul, que está sendo desenvolvido em parceria com outras secretarias, sob a coordenação da Secretaria de Obras do Estado, através dos departamentos de Irrigação e de Desenvolvimento Urbano. O Plano Diretor visa identificar em nível regional as necessidades para os usos múltiplos da água e as potencialidades específicas quanto à agricultura irrigada.

A iniciativa contempla a construção de seis barragens, dois canais de distribuição de água para as barragens, mais de 22 mil açudes licenciados, implantação de Redes de Abastecimento de Água e recuperação e perfuração de poços para irrigação.

Para isso está em andamento um estudo técnico, analisando os aspectos físico-ambientais, climatológicos, socioculturais, econômicos, institucionais e legais de cada região.

O programa visa transformar os problemas locais, relacionados à demanda de água, em políticas de Estado. Para alcançar esse objetivo a SOP busca envolver no processo os principais atores, entre os quais os 25 Comitês de Bacias Hidrográficas.