Plantio de trigo deve iniciar oficialmente na segunda-feira

0
92

Previsão é de que a área a ser cultivada em Santo Ângelo seja 15% maior que no ano passado

O plantio do trigo em Santo Ângelo deverá iniciar oficialmente na próxima segunda-feira (21). Segundo o chefe do Escritório Municipal da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues, com base no zoneamento agrícola o cultivo se estende até o dia 10 de julho.

Rodrigues observa que o pico do plantio em Santo Ângelo se dará na primeira quinzena de julho. Em 2011 foram cultivados 13,5 mil hectares. A estimativa em 2012 é de cultivar 15,5 mil hectares, um aumento de 15% na área em comparação ao ano passado. “Isso se deve a uma reação e a necessidade do agricultor ‘fazer caixa’, tentar recuperar uma parte dos prejuízos da safra de verão”, destaca.

A estimativa inicial de produtividade é de 40 sacas por hectare. “Se isso se confirmar deveremos ter uma produção de 620 mil sacas. Se cada saca for vendida a R$ 26,00, haverá uma movimentação de R$ 16,12 milhões na economia local”, calcula.

CLIMA IDEAL PARA A CULTURA

Álvaro Uggeri destaca que para essa estimativa é necessário que o clima esteja favorável durante o desenvolvimento do cereal. A temperatura deve se manter amena, na faixa dos 15 °C, com alta luminosidade e chuvas dentro da normalidade – sem excesso.

PASTAGENS

A cultivo de pastagem de inverno também é uma aposta dos agricultores que investem na produção leiteira. Neste ano foram cultivados 20 mil hectares de aveia e azevém para alimentação animal.