Poda às margens da ERS-344 é legal, diz Sindicato dos Cegonheiros

0
78

Entidade recebeu autorização do DNIT e Sema para realizar o serviço, alegando danos em caminhões

Uma cena chamou a atenção de quem passava pela ERS-344, durante esta semana. Trabalhadores usando motosserras e guindastes, realizaram a poda de galhos de árvores às margens da rodovia.

O túnel verde, na entrada de Entre-Ijuís, praticamente já não existe mais. A ponte sobre o rio Ijuí, entre Santo Ângelo e Entre-Ijuís, agora pode ser vista de longe. Não há mais galhos que atrapalhem a visão de alguns motoristas.

A poda de árvores preocupou quem defende a preservação do meio ambiente, mas segundo os responsáveis pelo serviço, o Sindicato Nacional dos Cegonheiros, com sede em São Paulo, a poda é legal.

De acordo com o encarregado de podas, Wellington Santos, o Sindicato recebeu uma autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para retirar galhos que estivessem sobre a pista de rolamento. A ação estaria sendo acompanhada por um engenheiro florestal. “A partir de agora, vai facilitar o trânsito dos cegonheiros (caminhões que carregam veículos), já que alguns já tiveram danos ao encostar nos galhos; será bom para a região, especialmente para os agricultores que precisarem carregar suas máquinas agrícolas; vai evitar acidentes porque um caminhão pode enroscar em algum galho e arranca-lo, causando a queda dele em cima de um veículo, além de ficar mais bonito”, enfatiza Santos.

As podas já foram realizadas na BR-285, na extensão entre Santa Bárbara do Sul e Entre-Ijuís e estarão sendo finalizadas na ERS-344, ainda esta semana, no trecho entre Santa Rosa e Entre-Ijuís.

O secretário de agricultura, comércio e meio ambiente de Entre-Ijuís, Rodrigo Pettenon, destacou que as podas estão sendo realizadas de forma legal. “Os representantes do Sindicato estiveram aqui na Prefeitura e apresentaram as licenças necessárias para realizarem as podas”, disse.