População define as áreas temáticas do Programa de Participação Popular Cidadã

0
89

Assembleia Pública Regional aconteceu na URI com a participação de representantes dos 25 municípios

Na noite de quarta-feira (12), aconteceu uma assembleia pública regional do Programa de Participação Popular, no auditório do prédio 13 da URI campus Santo Ângelo. Cerca de 500 pessoas participaram do evento que contou com a presença de autoridades e representantes de 25 municípios missioneiros.

A atividade contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Fioravanti, do coordenador da macrorregião Adalberto Noronha, dos coordenadores do programa na região missioneira, Hed Vilson Pires e Jairo Ferreira. Também participou da reunião o presidente do Corede Missões, José Cláudio Lourega Reis, do Comude, Benoni Squizani, o secretário municipal de Planejamento, Neri Franco, o presidente da Câmara de Vereadores, Diomar Formenton, o presidente da AMM, Renê Nedel, o diretor da URI, Gilberto Pacheco, o coordenador da 14ª CRE, Adelino Seibt, e o secretário do Corede Missões, Lino Pauli.

AUDIÊNCIA

Na abertura da audiência pública teve homenagem póstuma aos professores Maurílio Tieckert e Velci Soares Machado, em virtude dos importantes serviços prestados à comunidade local, regional, e estadual. As duas lideranças, que morreram recentemente, presidiram o Corede Missões e a Universidade Regional Integrada.

Na oportunidade ocorreram pronunciamentos do diretor da URI, do presidente do Corede Missões, do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, do presidente da Associação dos Municípios das Missões e do secretário adjunto da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado. Em seguida, ocorreu a apresentação de relatórios dos investimentos efetuados, assim como apresentado ao público as 16 áreas temáticas do PPC. Na oportunidade teve a definição das 10 áreas de demandas que serão inseridas nas plenárias a serem apresentadas nos 25 municípios missioneiros (veja no quadro). O próximo passo do PPC serão as assembleias municipais, que ocorrerão nos 25 municípios que integram o Corede Missões.  

ÁREAS

As 10 áreas temáticas definidas pelo plenário na audiência pública foram as seguintes: 1º Desenvolvimento Econômico; 2º Desenvolvimento Rural; 3º Saúde; 4º Segurança Pública e Defesa Civil; 5º Cidadania, Justiça, Direitos Humanos, e Política para as Mulheres; 6º Esporte, Lazer e Turismo; 7º Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza; 8º Educação Superior; 9º Educação Básica e 10º Planejamento Local e Regional.