Praticantes comemoram Dia Mundial do Skate na Praça do Brique

0
97

Atividades ocorreram durante a tarde, com participação de adeptos da modalidade

A Praça Leônidas Ribas (Praça do Brique) recebeu na terça-feira (21) diversos skatistas, adeptos e simpatizantes, que lotaram o local para comemorar o Dia Mundial do Skate. Com atividades durante a tarde, o espaço recebeu obstáculos móveis para a prática da modalidade. O chamado Go Skate Day é realizado em diversas cidades para chamar a atenção para as potencialidades do skate, e Santo Ângelo não ficou de fora. A iniciativa foi promovida pela loja Board Sporths e contou com ações de interação e premiação para os skatistas.
Além de diversão e lazer, a modalidade ainda se caracteriza como esporte e, principalmente, estilo de vida. Conforme o organizador do evento, Robson Reis (Galiza), “no meu caso, o skate é estilo de vida, trabalho e diversão. Trata-se de uma modalidade para todas as idades e classes, aqui tem pessoas diferentes, mas que compartilham o mesmo interesse. E ao invés dos jovens estarem fazendo coisas erradas, estão aqui, praticando esporte e se divertindo. É uma maneira de formar cidadãos”.
Galiza e os praticantes da modalidade destacam que a tradição do skate em Santo Ângelo não vem somente dos dias atuais, mas de anos atrás. A prova disso é o skatista Fabrício Bao, de 19 anos, “nasci em cima do skate”, afirma, ao falar desde quando pratica a modalidade. A prática do skate em sua família passou de geração em geração, já que seu pai, Edson Reginaldo e seu padrasto, Douglas Veiga, ambos com 39 anos, também são praticantes da modalidade.
As atividades no Dia Mundial do Skate também foram marcadas por reclamações dos praticantes da modalidade quanto ao estado da Pista de Skate do local, que já apresenta defeitos. A pista foi inaugurada no dia 4 de junho e, conforme os skatistas, já apresenta rachaduras em seu piso desde sua primeira semana de uso. Além disso, os obstáculos fixos no local foram colocados por iniciativa dos próprios skatistas, já que a sua remodelação contemplou apenas piso, cercamento e iluminação. Conforme o coordenador voltado à área da Juventude, vinculada a Secretaria do Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Márcio Taborda, a empresa responsável pela obra foi notificada para reparar os danos.