Prazo para declarar o imposto de renda encerra amanhã

0
117

Em Santo Ângelo, cerca de 90 mil declarações foram enviadas até ontem

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda, que iniciou em 1º de março de 2016, chega ao fim a meia-noite de amanhã. Quem ainda não encaminhou a sua declaração deve correr até o site da Receita Federal para não perder o prazo, já que o atraso pode resultar em multa ao contribuinte no ano seguinte.

DECLARAÇÕES EM SANTO ÂNGELO
Em Santo Ângelo, de acordo com o delegado da Receita Federal local, Lauri Antônio Wilchen, cerca de 90 mil declarações foram enviadas até ontem. “Ainda é um número baixo, pois o esperado é que sejam encaminhadas 135 mil declarações aqui no município. O nossa recomendação é que o pessoal dedique um tempo nestes dois dias que ainda restam para declarar o IR, pois existe a possibilidade de congestionamento no site, mesmo ele estando preparado para um grande número de acessos. E outra sugestão é que, porventura, quem não conseguiu completar o cadastro, que envie-o mesmo incompleto e o retifique depois para não perder o prazo”, aconselha.

NÚMEROS NACIONAIS
De acordo com a Receita Federal, até terça-feira (26), 17,81 milhões de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016 foram recebidos. Com isso, a expectativa até amanhã é de receber um total de 10,69 milhões de declarações do Imposto de Renda – ou 37,5% do volume total esperado de 28,5 milhões de declarações neste ano.
Os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, recebem mais cedo a restituição do Imposto de Renda – caso tenham direito. O pagamento da restituição começa em junho de cada ano e segue até dezembro, geralmente em sete lotes.

QUEM PRECISA DECLARAR
Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 em 2015 (ano-base para a declaração do IR deste ano).