Prazo para pagamento do IPTU com 20% de desconto encerra hoje

0
99

Dedução é concedida aos cidadãos que optarem pelo pagamento em parcela única

Encerra hoje o prazo para os contribuintes de Santo Ângelo pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 20%. A dedução é concedida aos cidadãos que optarem pelo pagamento em parcela única e que não possuirem nenhum tipo de débito com o município. Já se o contribuinte estiver inscrito em dívida ativa receberá apenas 10% de desconto em um pagamento até hoje.
“Todos já receberam os boletos de pagamento à vista com desconto em casa, então pedimos que o contribuinte faça um esforço para pagar. Esse desconto de 20% é um ótimo desconto. Além de tudo, a comunidade evita o transtorno de pagar parcelado e ter que ir no banco todo mês quitar o boleto, correndo o risco de ainda esquecer. Nossa dica é, aproveite”, explica o secretário municipal da Fazenda, Eliseu Morin.
Além dessa possibilidade, o IPTU pode ser pago em até dez parcelas – sendo a primeira em março e última em dezembro. Se não possui débitos com o município, o cidadão que optar pelo pagamento em dez parcelas receberá desconto de 7%. O boleto foi entregue nas residências junto com o boleto para pagamento em parcela única.
Caso tenha optado pelo parcelamento, a cada três meses a Secretaria da Fazenda enviará às residências dos contribuintes os boletos referentes às parcelas dos meses seguintes.
O não pagamento do IPTU em dia pode acarretar em cobrança extrajudicial em Cartório, cobrança extrajudicial e até levar o imóvel a leilão. “Já tivemos casos de pessoas que foram surpreendidas porque o imóvel estava sendo encaminhado para leilão. Então, é uma coisa que precisamos pagar, não tem como fugir”, informa Morin.
Além disso, a guia de pagamento do IPTU pode ser emitida via internet. O contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de Santo Ângelo – http://www.santoangelo.rs.gov.br –, clicar no ícone “Portal do Contribuinte” – “Consultas” – “Emissão do IPTU”. Para ter acesso ao valor do IPTU, através da internet, o contribuinte precisa ter em mãos o número da matrícula e unidade do imóvel, que pode ser verificado no carnê de 2015. O IPTU pode ser pago em qualquer banco ou em qualquer correspondente das instituições financeiras.