Prefeito cobra mudanças no atendimento do Samu e busca apoio para a instalação do hospital público

0
75

O prefeito Eduardo Loureiro esteve em Porto Alegre nesta semana, quando se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni. Na ocasião, o prefeito solicitou modificações na forma de regulação do Samu/Salvar, e relatou ao secretário alguns problemas enfrentados pela população, que reclama uma agilidade maior no atendimento. Ciro Simoni explicou que o procedimento adotado pela equipe que atende os chamados via telefone 192, do Samu, é definido pelo Ministério da Saúde, através de portaria, mas que concorda com a necessidade de tornar o atendimento menos burocrático e mais ágil. Inclusive, nos próximos dias, o coordenador estadual do programa deverá vir a Santo Ângelo para ouvir a comunidade e acertar possíveis mudanças.

O prefeito Eduardo Loureiro também relatou toda a luta da região no sentido de buscar novas estruturas para atender serviços de alta complexidade na região e a ideia de se instalar um hospital público regional. O secretário Ciro Simoni disse que a política do estado tem sido justamente a de ampliar os serviços e que fará todo o esforço possível para apoiar a região neste pleito, inclusive avaliando a situação das estruturas existentes, como os hospitais filantrópicos, que poderão ser aproveitados.

O prefeito ainda entregou ao secretário Ciro Simoni um projeto que prevê a instalação de novos equipamentos e materiais para o Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico do Hospital Santo Ângelo, no valor de R$ 488 mil.

Outra audiência mantida pelo prefeito Eduardo foi com o secretário do Gabinete dos Prefeitos Afonso Motta, quando foram tratados sobre diversos pleitos apresentados pelo município junto a diversas secretarias do estado, especialmente projetos para obras de infraestrutura em Santo Ângelo e região. Afonso Motta se comprometeu em acompanhar e agilizar a liberação dos recursos.