Prefeito de Rolador será o representante da AMM na Frente dos Municípios sem Acesso Asfáltico

0
121

Comissão vai trabalhar pela concretização das ligações asfálticas

A luta pelos acessos asfálticos em cinco municípios missioneiros ganhou reforço. O prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, será o representante da Associação dos Municípios das Missões (AMM) na diretoria da Frente dos Municípios sem Acesso Asfáltico, que foi formada na última quarta-feira (11), na sede da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), em Porto Alegre. A comissão vai trabalhar pela concretização das ligações asfálticas, fundamentais para o desenvolvimento econômico dos municípios e do Estado. Prefeito de Giruá e um dos vice-presidentes da Federação, Fabiam Thomas também esteve presente na reunião de escolha da diretoria.

PRIMEIRAS AÇÕES
A prioridade da comissão, integrada por dez prefeitos de diversas associações regionais, será direcionada aos 65 municípios gaúchos que não têm nenhuma ligação pavimentada. Atualmente, o Estado possui, ao todo, 125 cidades sem acesso asfáltico, conforme aponta levantamento da Famurs.
Solicitação de um diagnóstico ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) sobre as condições de cada um destes municípios está entre as metas do grupo. De posse desse estudo, a Frente dos Municípios sem Acesso Asfáltico, que será presidida pelo prefeito de Dois Irmãos das Missões, Derli da Silva Quadros, pretende exigir do governo a conclusão das obras já iniciadas e outras providências.

SITUAÇÃO NA REGIÃO
As entradas dos municípios de Garruchos e Pirapó ainda não têm nenhuma obra iniciada. Em Rolador e Ubiretama, as obras estão paralisadas. Na região das Missões, o acesso ao município de Eugênio de Castro é o único em que os serviços de asfaltamento estão em andamento. “É com a soma de esforços que conseguiremos avançar nesta luta da AMM, que se arrasta há mais de 40 anos, para viabilizar a pavimentação nos acessos a estes cinco municípios missioneiros”, salientou Paulo Peixoto.

O prefeito de Rolador informou que no próximo dia 25 lideranças da região estarão novamente em audiência com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, em Porto Alegre. Além dos acessos asfálticos, a pauta do encontro inclui a recuperação das rodovias da região das Missões.