Prefeito Eduardo Loureiro assina ordens de serviço para ampliação da Estratégia de Saúde da Família

0
91

Comunidades dos Bairros Dido, Centro Sul e a arredores serão beneficiadas com as ampliações

No final da tarde de terça-feira (11), o Prefeito Eduardo Loureiro assinou as ordens de serviço para ampliação dos serviços do Programa de Saúde da Família, integrado por médico, dentista, enfermeiros técnicos e agentes de saúde. Além dos oito serviços existentes no município (Bairros Rogowski, Sepé, Subuski, Castelarim, Garibaldi Carrera Machado, Nova, São Carlos e Distrito de Buriti), os bairros Dido e Centro Sul passarão a contar com o acompanhamento do programa.

AMPLIAÇÃO ESF DIDO

O ESF do Bairro Dido deverá contar com uma equipe composta por um médico, uma dentista, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, um auxiliar de consultório dentário e seis agentes de saúde.

O local já possui uma sala de espera ampla, um consultório com 2 portas amplas; um ambulatório amplo; um banheiro e uma sala ginecológica. Na ampliação, o local receberá um consultório de enfermagem com banheiro; uma sala de vacinas e um consultório odontológico, além de equipamentos e materiais.

Os bairros de abrangência são os seguintes, com o número respectivos de famílias atendidas: Ditz (257 famílias, com um total de 796 pessoas); Dido (196 famílias com um total de 605 pessoas); Leonel Brizola (174 famílias com um total de 569 pessoas); Aurora (184 famílias com um total de 570 pessoas) e Assistencial Braga (190 famílias com um total de 589 pessoas). A área total construída será de 211m2 e o valor total da obra será de R$ 271.938,80.

ESF CENTRO SUL

No local deverão ser atendidas 385 famílias. A equipe será composta por: Médico; Enfermeiro; Dentista; Técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde. A edificação de dois andares terá no primeiro piso a sua área de atendimento à população com consultório médico, sala de enfermagem, ambulatório, sala de recepção, sala de vacinas, consultório odontológico e sala de esterilização de materiais. No segundo andar será instalado o Núcleo Comunitário do Bairro. Os bairros de abrangência são: Centro Sul I e Centro Sul II.
Área total construída é de 190,65m2 e o valor total da obra será de R$ 214.906,49.

ESF do Bairro Harmonia será entregue nos próximos dias

O prefeito Eduardo Loureiro assinou, na terça-feira (11), Ordens de Serviço para ampliação do Estratégia Saúde da Família (ESF), nos bairros Dido e Centro Sul.

No mesmo dia, Loureiro anunciou que o ESF Harmonia será inaugurado em breve. “O Bairro Harmonia receberá também um ESF. A obra já está pronta e o local deverá ser inaugurado em breve. Cerca de 500 famílias serão atendidas nesta Unidade de Saúde, incluído no PPV (Programa de Prevenção á Violência)”, disse o prefeito, lembrando que a equipe será composta por: Médicos; Dentista; Técnica de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.

O ESF abrangerá os bairros: Harmonia, União, Pró-morar e Jarí.

Sobre o ESF

Entre as atividades que serão realizadas pelas equipes do ESF estão: consulta de enfermagem; visita domiciliar com busca ativa (médico, enfermeira e acs); palestras e atividades nas escolas municipais e estaduais; distribuição de preservativos, anticoncepcionais orais e injetáveis-cpm- nas usf; realização de grupos de hipertensos e diabéticos (com a distribuição de medicamentos nos grupos- CPM); educação em saúde na comunidade; consulta médica na unidade de saúde e visitas domiciliares; participação das equipes na pastoral da criança; grupos de gestantes; coleta de exames preventivos nas unidades de saúde e triagem neonatal.