Prefeitura anuncia UPA no Bairro Pippi

0
148

Implantação da Unidade de Pronto Atendimento beneficia moradores da área Leste da cidade

O município deverá receber em breve uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O anúncio foi feito no início da noite da terça-feira (29), na sede do Grupo Roda de Chimarrão (Centro Social Urbano), pelo prefeito Eduardo Loureiro. “Estamos comemorando mais este investimento que chega R$ 2 milhões. Trata-se de um bom exemplo de parceria. O Ministério da Saúde irá construir e equipar e a manutenção será dividida entre os governos Federal (50% do custo), Estadual (25%) e Município (25%)”, disse o prefeito durante o encontro que reuniu secretários, vereadores, líderes comunitários e moradores da região denominada Grande Pippi.

A UPA de Santo Ângelo deverá ocupar uma área no terreno localizado junto ao Centro Social Urbano, local considerado estratégico por estar situado numa região populosa e no centro de diversos bairros da Zona Leste da cidade. Além dos consultórios, a UPA terá salas de nebulização e medicação, sutura, raio-X e gesso e laboratório, onde serão realizados na hora os exames pedidos pelos médicos. A sala de observação para adultos contará com oito leitos.

COMO FUNCIONARÁ

O prefeito Eduardo Loureiro, que realizou uma palestra sobre os investimentos da Administração, em especial naquela região da cidade nas áreas da educação (com melhorias expressivas na infraestrutura de todas as escolas da região), na habitação (com as diversas unidades habitacionais em execução), saúde (com os novos serviços e postos implantados) entre outros, explicou que a proposta das UPAs é prestar atendimento emergencial de baixa e média complexidade, aos portadores de quadro clínico agudo, e atender às diversas demandas da população, especialmente à noite e aos fins de semana, quando a rede básica e a Estratégia Saúde da Família não funcionam. Na unidade, os pacientes serão avaliados. Estes pacientes poderão ser tratados ou liberados, permanecer em observação por até 48 horas ou serem removidos para o hospital, em casos de natureza cirúrgica ou trauma. A UPA fará o primeiro atendimento, a estabilização e o diagnóstico que vai definir a necessidade de encaminhar o paciente para uma unidade hospitalar.

O vice-prefeito Adolar Queiroz também realizou um pronunciamento no encontro e chamou a atenção para as mudanças e as melhorias que beneficiam a Zona Leste. Queiroz deu destaque especial ao asfaltamento do trecho da Avenida Salgado Filho que facilitará em muito o escoamento do tráfego naquele extremo da cidade.

O recém-empossado presidente da Associação de Moradores do Bairro Pippi, Clodoveu da Rosa, disse em nome da comunidade que a opção em instalar no Bairro a UPA demonstra a preocupação da Administração com os moradores daquela região da cidade. Já o presidentre Clube Roda de Chimarrão, Nilson Ferraza, agradeceu ainda o apoio da Prefeitura de Santo Ângelo para a associação que está recebendo melhorias com a construção de novos banheiros: “Com o importante apoio da administração, os moradores dos nossos bairros poderão ter ainda melhores condições de saúde”, disse.