Prefeitura entrega obra de correção de barranco no Bairro Alvorada

0
87

Obras na área que ameaçava desmoronar sobre casas era uma reinvidicação dos moradores há 15 anos

A Prefeitura de Santo Ângelo, através das Secretarias de Obras e Habitação, entregou na tarde desta sexta-feira (27), as obras de nivelamento de um barranco de cinco metros de altura, na Rua Oscar Ernesto Jung, no Bairro Alvorada.

Segundo o secretário de Obras, Airton Peruzzi, as obras iniciaram na sexta-feira (20), após a suspeita de desmoronamento. A intervenção foi orientada por engenheiros civis do município, que sugeriram a redução do barranco, fazendo um corte de 90º para 45° e o plantio de grama em leivas. “O que fizemos foi uma correção do barranco para tirar a pressão. Foram retiradas mais de 500 toneladas de terra, a maioria de forma manual porque o barranco ficava rodeado de casas e o espaço para movimentação de máquinas era pequeno”, frisa.

OBRA ERA REINVIDICADA HÁ 15 ANOS

O prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, disse que a obra era uma reinvidicação da comunidade há mais de 15 anos. “Resolvemos um problema histórico. Com o trabalho que foi feito oferecemos uma segurança aos moradores que não correm mais o risco com o desmoronamento”, destaca.

MORADORES COMEMORAM

A moradora Luciane Cabral, que reside no local há pelo menos 15 anos, disse estar muito contente com a obra da Prefeitura. “Ficou bem melhor agora com a colocação de grama. Antes estávamos numa situação de risco, um problema bem antigo. Quando chovia entrava muita água nas casas porque o barranco era muito próximo. Agora ficou até mais bonito nos fundos da minha casa”, observa.
Já a moradora Judite de Fátima Oliveira do Carmo relata que “antes era muita terra junto à minha casa. Vinha bem perto da parede, mas agora, melhorou. Ficou uma área mais bonita. Vamos até fazer uma churrasqueira aqui nos fundos e colocar varais para estender roupas”, cumprimentou.

Conforme a Secretaria de Habitação, que acompanhou as obras, na área próxima ao barranco moram cerca de 16 famílias.