Presidente da Procergs anuncia instalação de Telecentro em Santo Ângelo

0
85

Durante audiência foi debatida a implantação de banda larga por fibra óptica no município

Em audiência pública realizada no Procon, ontem à tarde, o presidente estadual da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), Carlson Aquistapasse, anunciou a implantação de um Telecentro em Santo Ângelo. Ao todo serão instalados 10 computadores num espaço que deverá ser disponibilizado pela Prefeitura. Santo Ângelo é uma das cinco cidades contempladas na região. As outras são São Borja, Ijuí, São Luiz Gonzaga e Santa Rosa.

As unidades instaladas nos municípios da região utilizarão o sistema de comunicação óptica de alta capacidade da Eletrosul, que tem velocidade de transmissão de dados de 80 gigabits por segundo (Gbps). Cada unidade deverá ser atendida com links de até 150 megabits por segundo (Mbps) fornecidos pela Eletrosul. Dois pré-contratos de fornecimento de internet já foram assinados, na segunda-feira, com provedores locais totalizando 1 gigabit.

PRESIDENTE DA PROCERGS

Durante a audiência, o presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, também detalhou a forma como vai chegar o sinal de banda larga em Santo Ângelo, através do programa Infovia RS, do Governo do Estado. Ele explicou que hoje esse sinal de banda larga é disponibilizado pela Procergs para órgãos públicos estaduais, mas que depois poderão ser feitas parcerias com pequenos provedores particulares para expandir o sinal de banda larga no Rio Grande do Sul.

“O Infovia RS é um programa inovador e sustentável de infraestrutura que ampliará e vai qualificar a rede corporativa do Governo Gaúcho. Desde que implantamos o Infovia RS, conseguimos reduzir gastos com operadoras e ao mesmo tempo investir mais recursos na nossa própria rede”, frisou. O presidente da Procergs também lembrou os parceiros do Infovia RS, como a Eletrosul, Telebras, RNP e CEEE.

Já o diretor da Eletrosul, Marcos Benedetti, falou sobre as ações desenvolvidas pela Eletrosul na região Sul e no Rio Grande do Sul. Também falou da atuação da Eletrosul em relação às parcerias para implantação de banda larga de qualidade.

PRESENÇAS

Também estiverem presentes na atividade o deputado federal Elvino Bohn Gass, o prefeito em exercício de Santo Ângelo, Diomar Formenton, o vereador Gilberto Corazza, e outras lideranças locais.