Presidente do Tribunal de Mediação e Arbitragem destaca que 95% dos casos são resolvidos com acordos

0
96

Roque Bakof esteve nesta semana em visita à unidade de Santo Ângelo do TMA

 O presidente do Tribunal de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Sul, Roque Bakof, que esteve nesta semana em Santo Ângelo, destacou que dos casos atendidos pelo sistema no Estado, o percentual de acordos chega a 95% dos casos.

Roque Bakof esteve na terça-feira no Jornal das Missões, acompanhado a presidente da seccional Santo Ângelo, Isabel Maciel Mousquer, e da integrante do conselho fiscal da seccional, Terezinha Mousquer.

São 24 juízes mediadores que participam em Santo Ângelo, oriundos de vários segmentos da comunidade. Ao julgar uma ação, sempre três juízes mediadores estudam o caso. No caso de acordo, é proclamada a sentença. No Tribunal de Mediação e Arbitragem podem ser julgados casos locatícios, condominiais, de inadimplência, prestação de serviços e outros. “Só não atuamos com crimes contra a vida, os que envolvam a criança e a juventude e os que envolvam o Estado”, afirma Roque Bakof, presidente do TMA no Estado.

Roque Bakof afirma que o órgão é “um espaço da população. É um serviço com agilidade e grande capacidade de promover o entendimento, onde 95% dos casos são resolvidos com acordos”. Bakof ressalta que a forma de solucionar o conflito já parte da busca pelo entendimento entre os envolvidos, e que os aspectos conciliadores vem recebendo seu reconhecimento. O presidente do TMA ainda ressalta que na justiça comunitária há confidencialidade, sem exposição aos envolvidos.

SEMANA DE CONCILIAÇÃO

Em abril, ainda sem data certa definida, deverá ocorrer em Santo Ângelo a Semana da Conciliação Mediadora. Já na região, os integrantes do TMA devem realizar em São Luiz Gonzaga o Simpósio de Mediação Conciliadora, chamando a atenção para o diálogo na resolução de conflitos. O evento ocorre dias 3 e 4 de abril. Além de São Luiz Gonzaga, o TMA está instalando seccionais em Santa Rosa e Ijuí.

SECCIONAL EM SANTO ÂNGELO

“A cidade nos viu com ótimos olhos, fomos muito bem aceitos”, destaca a presidente da seccional de Santo Ângelo do TMA, Isabel Mousquer, ao lembrar que já tiveram o resultado de muitas ações, ou seja, as sentenças, que saem em cerca de 10 dias após o início do processo.

Isabel ressalta que a unidade de Santo Ângelo foi apresentada à sociedade em 4 de novembro de 2011, e aberta oficialmente em 7 de novembro, na Rua Marquês do Herval, 1728, sala 2, ao lado do Clube Comercial. O horário de atendimento é das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8h30min às 12h, aos sábados. O telefone de contato é o 8445-0840 e o e-mail [email protected]