Processo de recadastramento biométrico inicia em Santo Ângelo

0
103

Eleitor deve levar documento de identificação com foto e comprovante de residência

Os eleitores de Santo Ângelo já podem realizar o seu recadastramento no sistema biométrico no Cartório Eleitoral da 45ª Zona. O processo está em andamento em grande parte dos municípios gaúchos. Atualmente 140 localidades do Estado, que possuem um eleitorado de aproximadamente 1,3 milhão de eleitores, passam pelo recadastramento.

Conforme a chefe do Cartório Eleitoral, Marivane Gehm Gonçalves Medeiros, não há um prazo limite para o recadastramento em Santo Ângelo, “porém, a intenção é recadastrar o maior número de eleitores para que no momento em que seja estabelecido um prazo a população não precise enfrentar longas filas. Os eleitores estão convidados a fazer o recadastramento neste momento, pois terão atendimento mais ágil e rápido”. Marivane destaca ainda que o cadastro no sistema biométrico, assim como qualquer outro serviço na área eleitoral, como revisão ou transferência de título, poderá ser realizado até o dia 6 de maio de 2016, em função das eleições do próximo ano.

Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa comparecer ao Cartório Eleitoral, com documento de identificação com foto e comprovante de domicílio eleitoral recente (no máximo três meses). No Estado, o recadastramento biométrico teve início em 2009, com a revisão do eleitorado do município de Canoas. Na região, o processo foi realizado nos municípios de Eugênio de Castro, Vitória das Missões e São Miguel das Missões. Com isso, nas eleições de 2014 a população destas cidades já pode votar através deste sistema. Aqueles que não fizeram o recadastramento nestes municípios precisam fazer a regularização.

HORÁRIOS
A partir da próxima semana até fevereiro, o Cartório Eleitoral funcionará das 13h às 19h, de segunda à quinta-feira, e nas sextas-feiras, das 9h às 15h. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro o Cartório não terá expediente.