Procon amplia horário de atendimento ao consumidor

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Agora o órgão não fecha durante o horário de meio-dia

 A coordenadoria do Programa de Defesa do Consumidor de Santo Ângelo informa que a partir da segunda-feira (5) será ampliado o horário de atendimento ao consumidor, sem interrupção ao meio-dia. Os consumidores que necessitarem de atendimento poderão se dirigir à sede do Procon, na rua Antunes Ribas, 2002, das 8h às 16h30min.

A ampliação do horário de atendimento ocorre em virtude que diversos consumidores procuram o Procon diariamente, principalmente no horário próximo ao meio-dia, por isso a determinação de não haver interrupção neste horário. Além do mais, com as altas temperaturas apresentadas neste período, a ampliação do horário de atendimento permitirá que os consumidores possam programar o melhor horário para atendimento.

O Procon de Santo Ângelo tem buscado englobar melhorias para a eficiência no atendimento ao consumidor, sendo que desde o mês de maio todas as consultas ou reclamações ocorrem via Sindec, um programa informatizado do Ministério da Justiça.

SERVIÇOS COM BOM PERCENTUAL DE RESOLUÇÃO

O cidadão comprova que vale a pena procurar o Procon, devido ao grande número de casos resolvidos, os quais podem ser confirmados pela estatística apresentada via Sindec. Dos 788 casos protocolados desde 2 de maio, data de início do uso do programa Sindec, 662 casos foram baixados, ou seja, situações resolvidas preliminarmente ou acordadas através de investigação preliminar.

O desafio do Procon é conseguir um índice cada vez mais alto de casos resolvidos e com mais agilidade. Por isso, já existe um serviço de linha direta com as empresas ligadas aos principais serviços, o que permite a resolução de 34,26% dos casos em atendimento preliminar, sem a necessidade de abertura de outros procedimentos, conciliando consumidores, comerciantes e fornecedores, o que vem contribuir inclusive para desafogar o judiciário, que deixa de receber centenas de processos.

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

As principais reclamações dos consumidores, mediadas e solucionadas pelo Procon, são vícios em produtos (40,05%), assuntos financeiros (20,03%), serviços essenciais (25,93%), serviços privados (11,30%), saúde (2,18%) e habitação (0,51%).

CONTATO

O consumidor poderá realizar sua consulta ou reclamação por telefone, pessoalmente, por carta ou correio eletrônico. Endereço: rua Antunes Ribas, 2002 – CEP: 98.803-230; telefone: 55-3313-1060; e-mail: [email protected] e [email protected]