Proerd forma mais 650 alunos hoje

0
108

No total, 650 estudantes dos 5º e 7º anos das redes municipal, estadual e particular de ensino

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de Santo Ângelo terá na noite de hoje (11), na Praça Pinheiro Machado, a partir das 20h, sua segunda e última formatura no ano, relativa a este segundo semestre de atividades. No total, 650 estudantes dos 5º e 7º anos das redes municipal, estadual e particular de ensino, num total de 27 turmas de 18 escolas, serão certificados pelo programa executado pela Brigada Militar.

Eles se somam a outros 640 jovens já formados no primeiro semestre, no dia 10 de julho, no CTG Os Legalistas.
As atividades do programa também envolveram a educação infantil e anos iniciais. Em Santo Ângelo, onde existe desde 2000, o programa tem como instrutoras as policiais Gracieli Tschiedel, Deise Cristina Daponte e Adriani Machado dos Santos. “Nas aulas, são abordados temas como pressão dos colegas, rede de ajuda, bullying, estilos de comunicação e sinais de tensão, além das drogas lícitas, como cigarro e bebidas alcoólicas”, explica Deise. “Sentimos uma evolução muito grande nos alunos. Eles aprendem muito bem a lutar contra a tensão, contra situações de risco. Há uma melhora significativa”, diz Gracieli.

MELHORES REDAÇÕES
Além da entrega dos certificados, haverá premiação pelas três melhores redações – a melhor do 5º ano, a melhor do 7º e a melhor história. Até a entrega, o prêmio será surpresa – os três estudantes também receberão medalhas e troféus.

“As redações reúnem o que os alunos aprenderam ao longo do semestre e também situações que eles enfrentam, com a família, por exemplo, quanto a vivências relacionadas a drogas, à violência. Muitos textos nos emocionam, justamente por essas histórias e situações que as crianças e adolescentes vivem, que fazem com que conheçamos melhor cada aluno”, expõe Adriani.

As redações são escolhidas por critérios que envolvem emoção e conhecimento dos assuntos estudados. Outra questão que as instrutoras destacam é o fato de, por meio de uma parceria firmada com a Prefeitura, todos os alunos da rede municipal participantes do Proerd terem recebido, pela primeira vez, camisetas do programa. Em caso de chuva, a solenidade ocorrerá no ginásio Marcelo Mioso, na Rua Antunes Ribas.