Programa de Eficiência Energética vai contemplar 500 famílias de Santo Ângelo

0
146
Investimento da RGE é de R$ 600 mil com sistema que pode economizar energia elétrica e consumo de água. Município é parceiro do projeto. Tarso Weber/AI Prefeitura de Santo Ângelo

A Rio Grande Energia (RGE) está implantando em Santo Ângelo mais um programa na área de eficiência energética contemplando 500 famílias em situação de vulnerabilidade social com kits com ducha eletrônica blindada e trocador de calor, composto de plataforma com tapete de plástico antiderrapante e dreno em aço inox.

O programa irá substituir gratuitamente os chuveiros elétricos por chuveiros com trocador de calor, mais eficiente e mais econômico para as famílias de baixa renda. O banho com trocador de calor pode reduzir em 50% o consumo de energia elétrica das residências e economizar 15 mil litros de água ao ano.

“É uma resposta à solicitação do prefeito Jacques Barbosa para que a RGE ampliasse a sua participação em ações de sustentabilidade e inovação voltadas às famílias de baixa renda. Estamos reforçando a parceria com o Poder Público Municipal em projetos e programas inovadores e sustentáveis”, afirmou o gerente de Relações Institucionais da concessionária, Rafael Lugoch. O investimento da RGE em Santo Ângelo é de R$ 600 mil.

A apresentação do programa ao prefeito Jacques, foi na manhã desta quarta-feira, 22, com a presença do gerente da RGE; do secretário municipal do Planejamento, José Carlos Ferraz; do engenheiro do Setor de Projetos da Prefeitura, Cléberson Taborda; do chefe de Gabinete, Airton Peruzzi; do sócio-proprietário Paulo Pereira, e do gerente operacional Fabiano Passos, da empresa 5EC, responsável pela instalação dos kits nas residências que serão contempladas.

A partir da reunião, a Secretaria Municipal de Assistência Social deverá indicar as 500 famílias cadastradas em programas sociais para receber os kits. Segundo Jacques, a relação dos contemplados terá critérios com base em laudos sociais e será entregue até o início de maio para a RGE dar a ordem de início das instalações à empresa contratada pela concessionária.

O SISTEMA

Paulo Pereira explicou aos presentes, que o funcionamento é simples. Em vez de a água da caixa ou da rede de distribuição ir diretamente para o chuveiro, ela segue por uma mangueira e chega a uma plataforma de plástico instalada no chão do banheiro. Acoplada a essa plataforma existe um trocador de calor feito de alumínio que recupera o calor da água quente do banho e aquece, indiretamente, a água limpa no interior do trocador.

A vantagem desse equipamento, é que a água chega ao chuveiro pré-aquecida, com um ganho de 10 a 15ºC. Com isso, o chuveiro precisará de menos potência para aquecer a água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here