Programação de reinauguração do Espetáculo Som e Luz inclui encontro de governadores do Mercosul

0
143

Agenda inicia amanhã, a partir das às 13h30min, no Tenondé Park Hotel Amanhã, a partir das às 13h30min, no Tenondé Park Hotel, em São Miguel das Missões, vai acontecer a Reunião da Região Internacional das Missões, com o objetivo de iniciar a discussão de uma agenda de impacto para alavancar o turismo nas regiões dos três países (Brasil, Argentina e Paraguai), que foram evangelizadas pelos jesuítas com a implantação de importantes reduções.
Vão participar os governadores do Rio Grande do Sul (Brasil), José Ivo Sartori; da Província de Misiones (Argentina), Hugo Passalacqua: do Departamento de Itapua (Paraguai), Luis Roberto Gneiting; Representantes Diplomáticos da República Dominicana; República de Honduras, e República de El Salvador, entre outras autoridades municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

Público alvo
Também estarão presentes prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais de Turismo ou responsáveis, além de representantes da área privada dos 26 municípios missioneiros, que atuam em várias frentes como hotelaria, gastronomia, artesanato, agência de viagens, e demais segmentos turísticos.

Pauta
Entre os assuntos que serão abordados na reunião destacam-se: projeto de integração das Missões – Brasil, Argentina e Paraguai; discussão do projeto sobre turismo que será apresentado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); criação da Agência de Desenvolvimento Tri-Nacional; que incluem temas como a Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier; BR 392; Aeroporto Regional Sepé Tiarajú; PAC das Cidades Históricas; vinda do Papa Francisco às Missões, e desburocratização de fronteiras.

Reunião Internacional
Acontecerá em duas etapas. A primeira parte, com início às 13h30min, será conduzida pela diretora do Detur e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia. A partir das 16 horas, o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Luiz Valdir Andres, que é prefeito de Santo Ângelo, passa a coordenar os trabalhos.
O encerramento será com o pronunciamento oficial dos três governadores (Brasil, Argentina e Paraguai). Os dirigentes manifestarão seus posicionamentos sobre o processo de roteiros turísticos integrados, frente à Nação Missioneira.
Na sequência, a partir das 18 horas, com acesso gratuito, em frente ao Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, iniciam as festividades da Requalificação do Espetáculo Som e Luz, com a presença de toda a comunidade missioneira.

PROGRAMAÇÃO DIA 29/04/2016
Reunião da Região Internacional das Missões
Início: 13h30min
Local: Tenondé Park Hotel
Pauta: Turismo integrado entre Brasil, Argentina e Paraguai
Encerramento: Previsto para às 17horas, com o pronunciamento oficial dos governadores dos três países.
Inauguração da requalificação do Espetáculo Som e Luz
18h: Recepção e credenciamento
18h30min: Início da solenidade oficial de reinauguração do Espetáculo Som e Luz.
Local: Em frente ao Sítio Histórico São Miguel Arcanjo

20h: Apresentação do espetáculo Som e Luz, que do seu gênero, é o mais antigo em exibição diária no Brasil, e depois de 37 anos, está com a parte técnica completamente renovada.