Projeto prevê revitalização da capela do Colégio Teresa Verzeri

0
110

Previsão é de que seja realizada restauração artística do interior do local

Integrantes do Instituto Cultural Emilio Sessa (ICES) visitaram ontem a capela localizada no Colégio Tereza Verzeri. O ICES será parceiro da instituição de ensino no projeto de revitalização da capela, sendo formado por professores, profissionais liberais, artistas plásticos, pesquisadores, com trabalho focado na preservação da memória cultural.

O projeto está em fase de estruturação e será desenvolvido através da Produtora Cultural – MK Projetos & Produções Culturais, para posteriormente ser encaminhado para análise no Ministério da Cultura. A intenção é de que a iniciativa seja realizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet, com incentivos fiscais no qual é concedido às empresas que aderirem a iniciativa o abatimento integral de seu imposto de renda.

Conforme a diretora do  Verzeri, Maria do Carmo, os reparos no local preveem a restauração artística do interior da capela, que foi comprometida com o passar do tempo. “A capela é considerada patrimônio tombado do Estado e faz parte da história da  comunidade santo-angelense”,  ressalta.

Emilio Sessa foi o artista responsável pela criação da Obra da Capela, que foi inaugurada em março de 1954.     A irmã Fernanda lembra que o local foi construído a partir da necessidade e do sonho de se ter um espaço mais adequado e abrangente para ocorrer a catequese, já que toda a catequização do município era feita na capela. “Desde aquele tempo a capela esteve e permanece aberta para toda a comunidades, sendo palco de grandes e diversas celebrações ao longo do tempo”, finaliza.