Projeto transforma esporte em inclusão social

0
107

No sábado, ocorreu um amistoso entre Apassa e Jornal das Missões

A prática esportiva se destaca como sinônimo de saúde, bem-estar e lazer, mas, mais do que nunca vem se consolidando como fator que valoriza a integração e a inclusão social. Em Santo Ângelo, o esporte como agente de inclusão teve mais um reforço com a implementação do “Projeto de Futebol para Surdos”, em abril deste ano. A iniciativa ocorre através da parceria que envolve a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Santo Ângelo (Apassa), Arena Society da XV, Uníntese (entidade de capacitação para tradução e interpretação de Libras – Língua Brasileira de Sinais) e Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica). Todos os sábados o projeto reúne atletas surdos e alunos do Cededica para a prática esportiva, com objetivos voltados para a inclusão e integração. O projeto adquire caráter regional, com a participação de atletas surdos de 10 cidades: Santa Maria, Três Passos, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, Crissiumal, Horizontina, Ijuí, Panambi, Santo Cristo e Santo Ângelo. O “Projeto de Futebol para Surdos” é coordenado pelo professor Hed Vilson Pires.

No sábado (18), a atividade esportiva foi diferenciada. Em comemoração aos mais de 100 dias de implementação do projeto, foi realizado amistoso contra a equipe do Jornal das Missões, organizado pelo gerente, Airton Peruzzi. A realização do jogo foi iniciativa do presidente da Juventude do PDT, Maurício Loureiro, e contou com a participação do Deputado Estadual Eduardo Loureiro, e do assessor Francisco Medeiros. Durante o evento, o deputado Eduardo Loureiro destacou a importância da realização destes projetos que evidenciam o esporte como essencial para questões que vão além da saúde e atingem outros contextos sociais.

Em setembro, Santo Ângelo será sede dos Jogos Abertos de Surdos do Rio Grande do Sul, que irá reunir cerca de 450 atletas em várias modalidades esportivas como: atletismo, futsal, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Os jogos ocorrem nos dias 26 e 27 de setembro.