Promulgada lei que determina prazo para entrega de exames de baixa complexidade

0
78

Exames de baixa complexidade realizados em Santo Ângelo deverão apresentar o diagnóstico em um prazo de no máximo 72 horas a contar da realização do procedimento. Isso é o que determina a lei promulgada na última semana pelo Poder Legislativo de Santo Ângelo.

De autoria do vereador Nader Awad (PDT), a iniciativa visa garantir mais agilidade durante o processo. A partir de agora, as clínicas de saúde do município, que possuem qualquer tipo de convênio, terão de cumprir o prazo estabelecido pela lei.

Conforme explicou Nader, exames de simples realização, como hemogramas, possuem plenas condições de emitir seus resultados em um curto prazo de tempo. “A intenção é colaborar com o paciente, agilizando, assim, o prosseguimento do seu tratamento, sem sofrer abusos e prejuízos, principalmente no que se refere à demora da análise e entrega dos resultados”, afirmou o edil.

Na Casa Legislativa o projeto foi aprovado por unanimidade. Contudo, no Executivo Municipal, a matéria foi vetada pelo prefeito de Santo Ângelo. Ao retornar à Câmara de Vereadores, os edis não acataram a posição e derrubaram o veto. Diante disso, coube ao presidente do Legislativo, Diomar Formenton, promulgar a lei.