Proprietários de casas noturnas de Santo Ângelo garantem que seus espaços possuem segurança

0
131

Luciano Nascimento, do Grupo Arena, e Roberto Silva, do Empire, mostram seus estabelecimentos

A morte de 236 pessoas no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, e as várias irregularidades apresentadas neste caso, abriu um grande debate quanto à segurança das casas noturnas do país. Em Santo Ângelo não é diferente. Muitos frequentadores de danceterias passaram a questionar sobre a real situação destes estabelecimentos na cidade. Para tirar dúvidas e ampliar esse debate, a reportagem do Jornal das Missões conversou com empresários do setor.
Quem sai à noite, em Santo Ângelo, para curtir uma balada, certamente já frequentou os estabelecimentos do Grupo Arena (restaurante Arena Grill, Rolla Prime, Boteco do Dorico, Old Café Sports e UP). Nessa semana, o sócio-proprietário do grupo, Luciano Nascimento, abriu as portas de suas casas noturnas para mostrar a comunidade a real situação.

BOTECO DO DORICO

O Boteco do Dorico, localizado na Rua Marquês do Herval, possui três ambientes: o restaurante, o espaço aberto e a danceteria, utilizados por um público de maior faixa etária. Neste espaço, Luciano Nascimento explicou algumas medidas de seguranças adotadas pela casa noturna como os dois acessos ao estabelecimento com dimensões aprovadas pelo Corpo de Bombeiros. Já em relação à danceteria, o empresário apresentou detalhes a respeito do isolamento acústico. “Ao contrário da boate Kiss, que tinha um revestimento de espuma exposto, aqui no boteco o revestimento que isola o som fica protegido por um forro de madeira. Isso evita combustão no caso de fagulhas. Extintores em pontos estratégicos é outro aspecto importante”, frisa.

UP ENTERTAINMENT

Com cerca de mil metros quadrados, localizado no Comercial Adhara, a UP Entertainment possui um espaço adequado não apenas para danceteria, mas também para shows musicais e outras apresentações artísticas. Luciano Nascimento frisou que a boate procura cumprir todas as exigências estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. “A casa de shows possui holofotes com baterias que acionam automaticamente, em caso de queda de energia. As placas sinalizadoras indicam os acessos ao estabelecimento. Existem portas antipânico com barramento, que num caso de sinistro, basta um empurrão forte para o acesso ser aberto”, explica.

OLD CAFÉ SPORTS

O Old Café Sports, que funciona apenas no inverno, possui uma área de 600 metros quadrados com bar, danceteria e uma área ao ar livre. “Este ambiente possui dois acessos na Rua Tiradentes e uma saída de emergência na Rua Marechal Floriano, todos com adesivos de identificação. Além disso, as janelas de correr, na parte lateral do prédio, podem ser usadas como saídas em caso de emergência”, explica o sócio do Grupo Arena, Felipe Moor. O local também possui iluminação especial que funciona com baterias em caso de queda de energia.

EMPIRE

As instalações do Empire, localizado na Rua Marechal Floriano, com 400 metros quadrados, funciona no antigo espaço do Arena Bar. Segundo um dos sócios-proprietários da boate, Maycon Borin, o local passou por transformações. “Fizemos mudanças fundamentais com adequações de acordo com a orientação do Corpo de Bombeiros”, salienta.
Já Roberto Corrêa e Silva, também sócio do Empire, explica que outras medidas de segurança foram adotadas pela danceteria. “O teto tem uma altura de 6,5 metros com isolamento acústico coberto por forro de madeira. Enquanto o banheiro masculino e o feminino possuem duas entradas/saídas, cada um, visando facilitar o fluxo de pessoas em caso de tumulto”, destaca.
Em relação às saídas externas do prédio, Corrêa diz que ao todo são duas: uma na Rua Marechal e outra nos fundos do estabelecimento que dá acesso a um terreno com capacidade para 700 pessoas. “Temos placas e adesivos de sinalização para que as pessoas possam identificar os acessos e saídas da boate. Os tubos de ventilação do exaustor instalado no prédio e a distribuição dos extintores no estabelecimento é outra medida de segurança de nosso estabelecimento”, completa.