Próximo de ser instalado, Centro Especializado em Reabilitação para pessoas com deficiência intelectual e auditiva atenderia aos 26 municípios da 12ª CRS

0
111

Estado habilitou o município a receber o centro, e Apae busca cumprir requisitos

A Apae de Santo Ângelo busca implantar no município, por meio do governo do Estado, uma nova unidade de assistência à pessoa com deficiência, o Centro Especializado em Reabilitação (CER). O projeto para a implantação do centro está sob análise na esfera estadual, que já habilitou o município a receber os serviços. Se instalado em Santo Ângelo, o centro vai atender aos 26 municípios que compõem a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS).

Diante disso, a Apae tem trabalhado para o cumprimento de requisitos que tornarão viável a instalação da nova unidade. Nesta semana, integrantes da diretoria da associação estiveram reunidos com o presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Makvitz (PMDB). A reunião teve como destaque a necessidade de apoio no que se refere à negociação de área para a implantação do futuro centro.

ÁREA FICA AO LADO DA SEDE DA APAE
Conforme explicou Janira Mânica, gerente administrativa da Apae de Santo Ângelo, cabe ao poder público municipal tomar as providências necessárias para que a área, situada ao lado da atual sede da Apae, possa ser adquirida pela entidade. “Não é um pedido de doação; a Apae vai ressarcir o Município. Contudo, é ele quem precisa retomar a área, que atualmente está abandonada”, afirmou Janira.

Outra questão ressaltada durante a reunião foi o fato de que a associação já possui verba para auxiliar a implantação do CER, mas que, por conta dos impasses, pode ser perdida. O projeto referente ao centro já está em andamento há cerca de um ano, e a expectativa é de, que com o apoio do Município, a nova unidade entre em funcionamento em 2015.

ENVOLVIMENTO DO LEGISLATIVO
Diante das solicitações, o Poder Legislativo vai dar prosseguimento aos encaminhamentos legais no sentido de colaborar e auxiliar na implantação do CER. A reunião também contou com a participação do vereador Diomar Formenton (PT), do presidente da Apae de Santo Ângelo, Adão Lago Pinto, e do diretor financeiro da associação, José Hamilton Pedrazza.