Publicado o edital para construção de prédios do Instituto Federal

0
110

Primeiro processo seletivo está previsto para o segundo semestre de 2013

Foi publicado nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União e no jornal Correio do Povo, edital de concorrência pública para a construção dos dois primeiros prédios do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo (Ifet). A primeira fase contempla um pavilhão administrativo-pedagógico e outro com salas de aula e laboratórios.

A diretora sistêmica da Pró-Reitoria de Extensão do Ifet, Nídia Heringer, durante entrevista ao radialista Paulo Renato, da Rádio Santo Ângelo, explicou que os dois prédios compreenderão uma área de 4.364,40 m², com investimento inicial de R$ 6,4 milhões. O valor total da obra, entre prédios e equipamentos, deve ultrapassar os R$ 15 milhões.

OBRAS INICIAM AINDA EM 2012

O edital prevê prazo de 30 dias para que as empresas busquem as informações, façam a visita técnica ao terreno (área de 50 hectares doada pela Prefeitura, às margens da ERS-218) e apresentem suas propostas. O dia 26 de novembro é o prazo limite para as empresas interessadas. “Precisamos iniciar as obras ainda em 2012, e acreditamos que vamos conseguir”, afirmou Nídia Heringer.

A expectativa é que até outubro de 2013 pelo menos um dos prédios esteja concluído, a fim de que no primeiro semestre de 2014 já iniciem as aulas no campus Santo Ângelo. “No processo seletivo 2013/2 (segundo semestre) pretendemos incluir o campus Santo Ângelo nos primeiros cursos”, acrescenta a diretora da Pró-Reitoria.

EXPANSÃO DO CAMPUS

Ao falar sobre o processo de implantação do campus Santo Ângelo, Nídia lembrou que “foi muito disputado”. “São muitos os municípios que desejam ter um campus de um Instituto Federal para atender às necessidades do município e da região”, disse, afirmando que a implantação em Santo Ângelo é muito esperada pelo Instituto Federal Farroupilha.

Ela ressaltou, ainda, que é grande a expectativa de cumprir o planejamento da expansão do campus, chegando, após a implantação, a um total de 1.200 alunos, com cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação. Nídia Heringer afirmou ainda que os campus completos possuem refeitório, moradia, ginásio de esportes, auditório “e toda a estrutura que permite a qualidade de ensino e a inserção da comunidade”. “No orçamento de 2012 está previsto apenas o início, mas é uma estrutura muito maior”, concluiu.

DURANTE VISITA, REITORA FALOU DO PROJETO DO CAMPUS

Em agosto, a reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Jardim, do qual o campus Santo Ângelo faz parte, realizou reunião com o prefeito Eduardo Loureiro e com o comitê local para instalação da unidade. Na ocasião, além de falar do projeto do campus local, Carla Jardim ressaltou que haverá concurso público para a contratação de 60 professores e 60 servidores técnicos administrativos.

Os eixos tecnológicos serão implantados de forma gradual, sendo que 50% das vagas serão destinadas aos cursos técnicos e as demais, utilizadas para cursos de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado). “Isso ocorre para que o estudante do curso técnico possa prosseguir seu aperfeiçoamento no ensino superior gratuito. O Ifet tem status de universidade federal e por isso vamos atuar não apenas no ensino, mas também na pesquisa e extensão, considerando os arranjos produtivos locais”, observa a reitora.

Após visitar a área de 50 hectares destinada ao campus, Carla Jardim afirmou que “é um espaço privilegiado repassado pela prefeitura para instalação desse projeto”. “O acesso fácil, às margens da rodovia, com áreas sistematizadas em um uso anterior, nos permitirá bons projetos de produção e pesquisa. Vislumbro um instituto vinculado às realidades de Santo Ângelo e da região”, completou.