Rafaela recebe alta do hospital

0
199
Allan, Rafaela e Isabela depois da alta hospitalar. Retorno a Santo Ângelo ainda deve levar alguns dias, já que a menina terá de fazer uma nova cirurgia e ainda passar por revisão. Foto: Arquivo pessoal

Depois de mais de um mês internada, a pequena Rafaela, filha dos santo-angelenses Isabela Neis e de Allan Vieira, recebeu alta hospitalar no sábado (28). Ela estava internada desde o nascimento, dia 17 de fevereiro, em São Paulo – onde passou por três cirurgias, uma delas dois dias depois de nascer, para corrigir um problema cardíaco, e outras duas no intestino, que teve perfuração espontânea.

A volta para Santo Ângelo, porém, terá de esperar mais um pouco. Fora do hospital, Rafaela recebe o carinho dos pais, que seguem em São Paulo para mais exames e uma nova cirurgia na menina (para reconstrução do intestino). “Ficamos mais tranquilos, com um pouco de receio por todos os cuidados que temos que ter, como os medicamentos”, detalha Allan. “Mas bem felizes por ela estar bem e ter deixado o hospital”, agradece.

Relembre

Quando ainda estava no ventre da mãe, Rafaela foi diagnóstica com artresia pulmonar e estenose da válvula pulmonar, que é uma obstrução do ventrículo direito, válvula do coração responsável por bombear sangue para a artéria pulmonar. Inicialmente seria feita uma cirurgia intrauterina, porém, pelo risco a mãe a ao bebê, médicos decidiram fazer o precedimento logo após o parto.

Desde a descoberta da cardiopatia a família começou a busca por uma solução. Depois vários exames, idas e vindas de médicos e hospitais, chegaram ao HCor de São Paulo. Porém, como o tratamento seria feito de forma particular, uma vez que o SUS não realiza tal procedimento, iniciou-se uma campanha para arrecadar valores e arcar com as despesas.

A história da família foi compartilhada pela imprensa, nas redes sociais e entre amigos, e ganhou apoio da população. “Recebemos muito apoio da comunidade”, ressalta Allan. Porém, do valor estimado inicialmente (cerca de R$ 150 mil) em despesas, como ele diz, “ultrapassaram sete vezes o que tínhamos”, afirma.

Como ajudar

Rafaela ainda tem um longo caminho de recuperação pela frente. Depois da nova cirurgia, passará por revisões semestrais. Para isso segue precisando do apoio da comunidade.
A vaquinha online segue aberta para quem quiser contribuir.

É só acessar o site Vakinha.com.br, na barra de busca, digitar o número 828496 e doar (ou clicar aqui)

Ainda tem a opção de doação para Banco do Brasil, agência 1484-2, conta-corrente 30415-8 e CPF: 019.819.450-58.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here