Realizada 14ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília

0
123

Representante do Conselho Municipal de Saúde de Santo Ângelo participou da atividade

 Foi realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília, a 14ª Conferência Nacional de Saúde. O tema desta edição foi “Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio Brasileiro”, e o eixo foi “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”. O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com o representante dos usuários no Conselho Municipal de Saúde de Santo Ângelo, Paulo Sérgio Silva, que participou da atividade, a conferência teve como objetivo discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da qualidade.

No encerramento da 14ª Conferência Nacional de Saúde aconteceu a aprovação do relatório e uma Carta da Conferência voltada à sociedade brasileira. O documento sintetiza o debate desenvolvido no evento, que durou quatro dias. Dentre os pontos em discussão, a estruturação da rede pública conforme prevê a legislação, a promoção da equidade nos serviços de saúde, a atenção básica como foco, a gestão 100% do SUS, a educação em saúde, entre outros temas.

As conferências de saúde são um marco do controle e participação social do Sistema Único de Saúde, reunindo mais de 4 mil participantes, destes, cerca de 3 mil foram delegados de todo o país, eleitos em seus estados e municípios ao longo deste ano em conferências locais.