Reforma e ampliação do Centro Cirúrgico do HSA inicia na segunda

0
98

O investimento no valor de R$ 1 milhão é oriundo de recursos próprios e do Governo do RS

O Centro Cirúrgico do Hospital Santo Ângelo passará por uma reforma e ampliação a partir da próxima segunda-feira (3). A previsão é de que a obra seja concluída em até 90 dias.

O administrador do HSA, Fernando Branco, garante que a obra não prejudicará a realização das cirurgias. “Tudo está programado para permitir que as cirurgias continuem acontecendo normalmente. Montamos desvios para que os trabalhadores não atrapalhem o serviço médico”, afirma.

Com a reforma, o Centro, que hoje possui quatro salas cirúrgicas, passará a contar com seis e a sala de recuperação também será ampliada de sete leitos para 12.

Branco explica que o espaço será revitalizado; as salas serão dotadas de novas lâmpadas cirúrgicas, sendo que duas delas serão importadas da França. Essas lâmpadas tem o nome de Kalea cirúrgica e são feitas com led central branco combinado com até três pétalas coloridas, a fim de variar a temperatura de cor. “As lâmpadas Kalea dão ao médico a possibilidade de escolher a temperatura de cor proporcionando conforto visual de acordo com cada tipo de cirurgia. Elas possuem o diâmetro do campo eletrônico ajustável”, enfatiza.

Para que o Centro Cirúrgico possa continuar funcionando estão sendo montadas barreiras com paredes de gesso para evitar contaminação em pacientes.

A obra será realizada com investimentos no valor de R$ 1 milhão, oriundos de recursos próprios e do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde. “Faz parte de um projeto de modernização geral do hospital, que iniciou em 2008 pelas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), passou pelo Pronto Socorro e agora atinge o Bloco Cirúrgico”, relata.

No Centro Cirúrgico são realizadas mensalmente entre 350 e 400 cirurgias.