Renato Azeredo ocupará vaga de Conselheiro do TCE-RS

0
259
Indicação de Renato Azeredo foi aprovada quarta-feira pela Assembleia Legislativa. Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (19), por unanimidade, a indicação do conselheiro substituto Renato Luís Bordin de Azeredo para assumir o cargo de conselheiro titular do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

O nome de Renato Azeredo integrava lista tríplice formada por conselheiros substitutos enviada pelo Tribunal ao governador Eduardo Leite, que havia realizado a escolha, agora referendada pela Assembleia. A data da posse ainda não está definida.
A vaga de conselheiro foi aberta em maio com a aposentadoria de Pedro Henrique Poli de Figueiredo. Conforme regra constitucional, uma das sete vagas de Conselheiro do TCE-RS é destinada à carreira de conselheiros substitutos, que também são em número de sete, e ingressam mediante concurso público.

Tribunal de Contas 

O TCE-RS, atualmente presidido pelo conselheiro Estilac Xavier, é o órgão de controle responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entes públicos do Estado – tanto municipais como estaduais – em relação à legalidade, à legitimidade e à economicidade dos atos e contratos administrativos.

Além das competências próprias de fiscalização e de julgamento dos gestores públicos, a Corte de Contas auxilia os Poderes Legislativos na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira e de contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade.

Ligação de Azeredo com Santo Ângelo e região

O futuro conselheiro titular Renato Azeredo, filho de Valter de Azeredo (in memoriam) e Lúcia Maria Bordin de Azeredo, possui fortes ligações com Santo Ângelo e a região das Missões.

Seu pai atuou por vários anos como promotor de Justiça em São Luiz Gonzaga, época em que as visitas a Santo Ângelo eram frequentes, pois Renato é sobrinho do ex-prefeito de Santo Ângelo Mauro Azeredo, do médico e ex-vereador Paulo Azeredo e do médico Carlos Azeredo (in memoriam), todos residentes em Santo Ângelo à época.

“Tenho ótimas lembranças de Santo Ângelo. Frequentei muito o Clube 28 de Maio, na época de infância e adolescência. Sou do tempo em que os jacarés ainda estavam na praça”, relembra Renato.

Renato Luís Bordin de Azeredo é mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Antes de assumir, em 2014, o cargo de Conselheiro-Substituto (aprovado em primeiro lugar em concurso público), foi auditor público externo do TCE-RS de 2003 a 2014, e procurador do município de Viamão de 1998 a 2003.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here