Reunião da Comea avalia situação do milho e do trigo

0
105

Duas estimativas foram destaque

Duas estimativas foram destaque em reunião da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (Comea) realizada na manhã da última terça-feira (30).

Uma delas, conforme o engenheiro agrônomo da Emater de Santo Ângelo Álvaro Uggeri Rodrigues, foi a de que haverá redução da área cultivada com a cultura do milho. “O percentual estimado foi de 20%. A se confirmar isto, a área seria reduzida de 4.500 ha do ano anterior, para 3.600 ha, ou seja, 900 ha a menos. Os motivos para essa possível redução são a elevação dos custos de produção aliado ao baixo preço da cultura, hoje em torno de R$21 a saca de 60kg”, explica.

O outro destaque foi uma ratificação da Comissão quanto à redução da área cultivada com o trigo no município. “A área desse ano foi inferior a da safra passada, ou seja, em 2014 foram cultivados 17.500 ha, enquanto nessa foram apenas 12.250 hectares, o que representa 30% menos de área cultivada com a cultura do município”, destaca Álvaro.

Para este ano, a expectativa de produtividade estimada pela Comea é de 45 sacas por hectare. Na safra passada, a estimativa era a mesma. “Porém, devido ao excesso de chuvas ocorrido durante boa parte do ciclo da cultura, principalmente no período de formação e enchimento de grãos, a produtividade final alcançou apenas 14 sacas por hectare, uma redução de 68,8%”, acrescenta.

De acordo com o engenheiro agrônomo, nos últimos dias as condições climáticas também não foram muito positivas para o desenvolvimento da planta. “Estamos com excesso de chuvas e baixa luminosidade e seria importante a ocorrência do contrário,ou seja, clima mais seco, temperaturas mais bairas e dias de sol. Porém, ainda não se pode quantificar perdas de produtividade na cultura devido a esta condição adversa do momento”.

O trigo encontra-se, atualmente, na fase de desenvolvimento vegetativo, e a sua colheira deve iniciar a partir de meados do mês de outubro, estendendo-se até a primeira quinzena do mês de novembro.