Reunião do Conselhão aprova ideia para a construção de novo Centro Administrativo

0
83

Encontro da entidade foi realizado na terça-feira (12), no auditório do CNEC/Iesa

Os representantes de entidades que integram o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Santo Ângelo, o Conselhão, aprovaram por unanimidade a ideia de construção de um novo Centro Administrativo do município. A reunião aconteceu no auditório do CNEC/Iesa, na terça-feira (12).

Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador do Conselhão, Lauri Müller, e por representantes de instituições como a URI e o Iesa, e entidades como a Acisa, CDL e Sindilojas participaram do encontro.

Müller destaca que os integrantes haviam levado informações sobre o plano do novo Centro Administrativo para serem avaliadas pelas entidades. Ele conta que até mesmo as entidades que não puderam comparecer ao encontro, como a Senasa, encaminharam manifestação por escrito aprovando a ideia. “Foi um resultado positivo. Os integrantes verificaram a viabilidade e reconheceram a necessidade de uma nova sede administrativa para a Prefeitura”, diz.

O conselho é formado por 33 integrantes que representam instituições, entidades locais, empresários, partidos políticos, veículos de comunicação e lideranças comunitárias.

NOVA REUNIÃO
No dia 30 de setembro será realizada nova reunião do conselho, às 8h, na URI Câmpus Santo Ângelo. Na oportunidade, estarão em pauta temas como problemas logísticos da cidade, distrito industrial e vocação industrial de Santo Ângelo.

Müller diz que esses encontros têm como objetivo discutir ações estratégicas que possam nortear as políticas públicas da administração municipal.

Diante dessa sinalização positiva do Conselhão, o prefeito Valdir Andres diz que o próximo passo é terminar o projeto final e a partir disso buscar linhas de financiamento com juros subsidiados e verbas de emendas parlamentares para a obra.

Segundo Andres, o novo centro administrativo vai resultar em economia aos cofres públicos. “Hoje a Prefeitura gasta mais de R$ 800 mil por ano em aluguel, vigilância e telefone”, explica.

ETAPAS DA OBRA
Uma das áreas previstas para realização da obra é onde ficava o Poliesportivo do Santo Ângelo, na Avenida Brasil. De acordo com o prefeito Valdir Andres, o projeto contempla na primeira etapa a construção de dois prédios. Na segunda, mais dois e, na terceira, outros dois, perfazendo um total de seis prédios. Uma parte da área onde vai ser construído o centro administrativo será reservada para a nova sede da Câmara de Vereadores.