Romaria de Schoenstatt reúne 6 mil pessoas

0
101

Mesmo com clima instável no fim de semana, romeiros de todas as idades participaram da caminhada

A 18ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt reuniu em torno de 6 mil pessoas na manhã de domingo (12), em Santo Ângelo. Mesmo com o clima instável durante o fim de semana, romeiros de todas as idades participaram da caminhada de, aproximadamente, sete quilômetros entre a Catedral Angelopolitana e o Santuário de Schoenstatt.

ATIVIDADES
As atividades que marcaram os 100 anos de Schoenstatt e os 50 anos na Diocese de Santo Ângelo se iniciaram às 8h, com a saída da procissão em frente à Catedral Angelopolitana. Os peregrinos seguiram pela Rua Antunes Ribas até a Rua Tiradentes, onde continuaram em direção à ERS-344 até o santuário, em um trajeto de aproximadamente sete quilômetros, que foi percorrido em cerca de duas horas.

De acordo com o professor Benedito Félix, um dos coordenadores da atividade, após a romaria os fiéis participaram de missa campal, junto ao santuário, iniciada às 10h e celebrada pelo padre Rogério Rigo. Peregrinos de Santo Ângelo, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Guarani das Missões, Eugênio de Castro, Três de Maio, Boa Vista do Buricá, Independência, Giruá e Sete de Setembro estiveram presentes. Segundo a Brigada Militar, aproximadamente 6 mil pessoas participaram da romaria.

Ao meio-dia foi servido almoço, com 230 cartões comercializados. O cardápio contou com churrasco de carne de gado e porco, arroz, maionese, pastel e cachorro-quente. Segundo Félix, um dos pontos altos da celebração foi a Bênção das Crianças e oração com o Terço dos Homens, em que diversas famílias prestigiaram a atividade.

O professor Benedito Félix ressaltou a presença significativa de fiéis mesmo com a instabilidade do clima. “Foi um ótimo público. O pessoal veio, muitas famílias ficaram o dia todo, até o encerramento. Devido à instabilidade do tempo, podemos dizer que foi muito bom”, avalia.

Para o próximo sábado (18), está programado o Dia da Oração, promovido pelos Ramos do Movimento Juventude, Mães, Homens e Famílias. Às 17h haverá Adoração e Renovação da Aliança. Às 19h Santa Missa e, às 20h, a apresentação do Musical Padre Kentenich, com teatro comemorativo aos 100 anos da fundação.