Rotary Centro Norte conta com o envolvimento da comunidade para a reforma geral do lar Universina Carrera Machado

0
83

Clube lançou campanha que objetiva arrecadar fundos para a ação

O Rotary Club Santo Ângelo Centro Norte lançou nesta semana a campanha “Solidariedade: essa ideia não envelhece!”, que tem como objetivo a reforma geral do Retiro dos Idosos Universina Carrera Machado. O lançamento foi feito na quarta-feira (2), na Casa Rotária.

Hoje, o lar, presidido por Terezinha Maria Angst, atende 21 idosos e tem na sua equipe uma enfermeira, quatro técnicas de enfermagem, uma cuidadora, uma assistente social, uma cozinheira e duas serviços-gerais. O coordenador do lar, Romiro Carlos Angst, agradece bastante a iniciativa do clube de serviço. “É algo de primeira necessidade, um belo gesto. Vai ser muito bom para os moradores. O lar ficará mais humano, mais acolhedor”, diz Romiro, complementando que o retiro se mantém com a contribuição da comunidade e de empresas.

PRIMEIRA GRANDE REFORMA DEPOIS DA FUNDAÇÃO
Fundado em 1977, o lar, que tem aproximadamente 580 m², se localiza na Rua Idalina Fernanda Machado, no Bairro Marcílio Machado, e nunca passou por uma grande reforma. A nova presidente do Rotary Centro Norte, Ana Carla Santos, conta que a campanha foi pensada depois de visitas da entidade a algumas instituições. “O estado precário das instalações do lar Universina nos chamou a atenção, e então resolvemos criar uma campanha para a reforma dele”, diz. A reforma envolverá a colocação de piso novo em toda a casa – antideslizante, e a partir da semana que vem –, pintura interna e externa, troca do forro, da fiação elétrica, das portas e janelas, substituição do atual portão por um eletrônico e colocação de um toldo na entrada.

Para o sucesso da iniciativa, o Rotary Centro Norte conta com a participação de toda a comunidade. Ana Carla diz que a maior parte do material – como o piso, argamassa e tinta – está adquirida, mas a mão de obra está orçada em aproximadamente R$ 10,8 mil.

Haverá urnas para a captação de recursos em nove pontos da cidade (confira no quadro). Além disso, no próximo domingo (13), pela manhã, a entidade estará no Brique da Praça, na Praça Leônidas Ribas, quando também será comercializada a camiseta da campanha, que tem o valor de R$ 30 e tem estampado o nome do projeto. No dia 6 de agosto, será realizado um bazar de roupas infantis, cuja renda será destinada ao projeto. A campanha, que não tem data prevista para ser concluída, será desenvolvida até o fim da reforma.