Roteiro para devolução das embalagens de agrotóxicos começa hoje em Santo Ângelo

0
96

Três Sinos será a primeira a receber a carreta que recolherá as embalagens

Com o intuito de auxiliar os produtores rurais no recolhimento das embalagens de agrotóxicos, o Comdasa – Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo, e o Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente divulgaram o roteiro de recebimento de embalagens. A coleta começa hoje (26) às 9h, no distrito de Três Sinos, em frente ao Salão da Comunidade, abrangendo Linha Alegre, Linha Sabia, CTG Voz das Pombas e São Pedro.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Vander Moreira da Rosa, a devolução das embalagens no local indicado pelo revendedor na Nota Fiscal de compra é obrigação do produtor e pode ser realizada até um ano após a compra do produto. “Em Santo Ângelo, o local de devolução permanente das embalagens vazias é o posto de recolhimento da Associação Preservar, localizado junto à Cotrisa”, diz o secretário.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Oswaldino José Lucca, ressalta que a não devolução no prazo correto sujeita o produtor à multa de acordo com a Lei Federal nº 7.802/89 e Decreto Federal nº 4074/2002. “Para devolver as embalagens os produtores devem levar a inscrição estadual e o CPF para constar no recibo de devolução. O comprovante de entrega das embalagens vazias deve ser mantido por um ano para fins de fiscalização”, explica Oswaldino.

Todas as embalagens devem ser devolvidas após a tríplice lavagem e relacionadas com sua capacidade por litro, com as tampas separadas. “Caso o produtor perca a data de recolhimento em sua comunidade, poderá realizar a devolução em outro local”, afirma o técnico agrícola da Emater, Diomar Formenton.

O técnico agrícola lembra que as embalagens que não passaram pela tríplice lavagem podem ser devolvidas, mas devem estar separadas e indicadas. “E caso sobre produto, a embalagem poderá ser devolvida após 6 meses do vencimento”, complementa Diomar.
O recolhimento conta com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura, Emater, Seapa Departamento Municipal de Meio Ambiente e Associação Preservar. 

Roteiro de recebimento das embalagens de agrotóxico

Quinta-feira (28) – 9h
Buriti – Em frente ao Salão da Comunidade Luterana
Atafona, Barra São João, Ressaca da Buriti, São José

Terça-feira (3) – 9h
Lajeado do Cerne – Em frente ao Salão da Comunidade
Cristo Rei, Restinga Seca, Linha Independência, Lajeado Micuim

Quinta-feira (5) – 9h
Comandaí – em frente ao Salão da Comunidade
Santa Rita, Distrito Sossego, CTG a Voz dos Farrapos, Rincão dos Rorattos

Terça-feira (10) – 9h
Rincão dos Mendes – Em frente ao Salão
Ilha Grande, Rincão dos Meotti, Rincão dos Prestes