Rugido do Bem auxiliará entidades de Santo Ângelo

0
97

Pessoas físicas e jurídicas podem realizar doações às organizações registradas

Foi lançado na quinta-feira (7) mais uma campanha “Rugido do Bem”. O evento aconteceu na Sala dos Conselhos, no Centro de Cultura, e contou com a presença do juiz da Infância e da Juventude Luis Carlos Rosa, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo Ângelo – Comdica, Janira Mânica, conselheiros do Comdica, representando a Câmara de Vereadores, Diomar Formenton, a secretária Municipal de Educação Rosa de Souza e representantes das entidades participantes.
O Rugido do Bem é um benefício, amparado pela lei, em que pessoas físicas e jurídicas podem abater parte do Imposto de Renda mediante doação a organizações que tratam dos interesses de crianças e adolescentes. “A pessoa física pode doar até 6% do valor devido ao IR e a jurídica até 1%. E o contribuinte pode escolher o local para a qual vai doar, dentre aqueles que estão registradas no Comdica”, explica Janira Mânica.

Durante o evento o juiz comentou sobre a necessidade de políticas públicas consistentes, tanto na esfera estadual e nacional, para que as entidades não tenham tamanha preocupação. “Esse programa é algo importante, porque não deixamos de pagar os impostos, apenas repassamos para as entidades. E boa parte dessas organizações têm dificuldades financeiras para se manter, trabalhando no sistema de voluntariado mesmo”, afirmou Luis Carlos da Rosa. O juiz disse ainda que é necessário que haja uma forma mais consistente de divulgação, para que mais pessoas possam conheçam este trabalho, participem e possam ajudar esses locais.

Como fazer a doação

Os interessados podem realizar sua doação até o último dia útil do ano. Para isso o contribuinte precisa fazer um depósito identificado na Conta do Fundo Municipal das Crianças e Adolescentes, indicando a entidade que irá beneficiar. O recibo deve ser encaminhado à organização beneficiada, que providenciará o recibo de contribuição, com a assinatura do Comdica. Para depositar a conta é do Banco Banrisul 06.110.573.0-3, agência 0370, CNPJ FMDCA 19.115.167/0001-26. “Se o contribuinte não quiser fazer o depósito, pode entregar a quantia na própria entidade que ela se encarregará de enviar o recibo”, afirma Janira.