Saiba como proceder quando acontecem os pequenos ferimentos em crianças

0
200
No caso de acidentes, de um modo geral, a dica é lavar imediatamente o ferimento em água corrente. Foto: reprodução

Época de férias, as crianças aproveitam para brincar bastante. Porém, pais precisam estar atentos porque esse também é um período em que os filhos podem se ferir. Seja por curiosidade ou por estarem em brincadeiras agitadas, as crianças acabam mais vulneráveis a pequenos acidentes. Um dos riscos comuns, são os cortes causados por cacos de vidro no chão, por exemplo, ou arranhões provocados nas quedas.

No caso de acidentes, de um modo geral, a dica é lavar imediatamente o ferimento em água corrente. “Em pequenos ferimentos sem sangramento expressivo recomendamos seguir lavando em água corrente e fazer um pequeno curativo com gaze tendo o cuidado de não abafar. Essa medida vai proteger de possíveis contaminações posteriores”, explica o médico pediatra e diretor da Sociedade de Pediatria do RS, Silvio Baptista.

Ferimentos mais profundos, extensos, e aqueles com sangramento prolongado, devem ser examinados para avaliação de possível procedimento (curativo com aproximação das bordas ou sutura). Também é indicado não usar cremes ou antissépticos sem orientação médica.

Outras dicas são ensiná-las e alertá-las para os riscos que certos atos envolvem, para que elas possam desenvolver a noção do que é o perigo e do que são comportamentos perigosos. Escadas e ambientes escorregadios como a volta de piscinas exigem uma atenção redobrada. Também é indispensável observar grades e redes de proteção em todas as janelas e varandas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here