Saiba quais cuidados devem ser adotados no dia da votação

0
123
Justificativa, no dia da eleição, pode ser feita pelo Aplicativo e-título

Em virtude da pandemia de Covid-19, as eleições deste ano serão sem a biometria – diferentemente do que estava previsto-, para evitar o contato entre eleitores e mesários. No próximo dia 15, primeiro turno, eleitor deve ir até sua seção eleitoral com um documento de identificação com foto. Pode ser carteira de motorista, RG, carteira de trabalho, passaporte ou e-Título.

Neste ano horário de votação foi ampliado em uma hora. Portanto, a votação começará às 7h e terminará às 17h, porém, idosos (maiores de 60 anos) terão preferência para votar das 7h às 10h, esse horário não será exclusivo para eles, somente prioritário.

É importante lembrar, que eleitor deve seguir as regras sanitárias, como uso de máscara, álcool gel e manter o distanciamento. Antes e depois do uso da urna eletrônica, cidadão deve fazer a higienização das mãos.

Neste ano, também, é indicado que eleitor leve uma caneta para assinar o caderno de votação, já que não haverá biometria.

Como justificar

No dia de votação, caso o eleitor não esteja em seu domicílio eleitoral, poderá apresentar os motivos de sua ausência por meio do aplicativo e-Título, que, das 7h às 17h do dia da eleição, funcionará como uma mesa receptora de justificativa.

Depois das eleições, quem estiver em seu domicílio eleitoral e, por algum motivo, não puder comparecer às urnas deverá fazer um Requerimento de Justificativa Eleitoral a partir do dia seguinte ao da votação. O pedido pode ser apresentado em até 60 dias, contados da data da eleição em que não compareceu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here