Salas de recursos multifuncionais são ações de inclusão na Rede Municipal de Santo Ângelo

0
125

No município, desde 2009, a Administração já inaugurou sete salas de recursos, sendo que outras cinc

 As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços pedagógicos localizados nas escolas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Essas salas são organizadas com mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos público alvo da educação especial, em turno inverso ao da escolarização no ensino regular.

O AEE como serviço da Educação Especial tem como principal objetivo identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

O ministério da Educação (MEC), com o objetivo de apoiar as redes públicas de ensino na organização e na oferta do AEE e contribuir com o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino, instituiu o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais por meio da Portaria nº 13 de 24 de Abril de 2007 e o Programa de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, do qual o município de Santo Ângelo é polo de uma abrangência de 57 municípios.

As Salas de Recursos Multifuncionais atendem a demanda das escolas públicas que possuem matrícula de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades ou superdotação.

As salas da rede municipal de ensino de Santo Ângelo são do Tipo I, constituídas de microcomputadores, monitores, fones de ouvido e microfones, scanner, impressora laser, teclado colméia, mouse e acionador de pressão, laptop, materiais e jogos pedagógicos, software de comunicação alternativa, lupas manuais e lupa eletrônica, plano inclinado, mesas, cadeiras, armário, quadro melanínico.
Na Sala de Recursos Multifuncional trabalha o professor de AEE com formação específica para atuar com a demanda de alunos da educação especial. Esse profissional acompanha a trajetória acadêmica de seus alunos no ensino regular, para que eles possam crescer com autonomia na escola e em outros espaços de sua vida social.

O entrelaçamento dos serviços de Educação Especial, entre eles o Atendimento Educacional Especializado (AEE), conjuga igualdade e diferenças com valores indissociáveis como condição de acolher a todos nas escolas. As ações para a consolidação no AEE nas Salas de Recursos Multifuncionais exigem comprometimento e responsabilidade de todos os que estão empenhados para que as escolas se tornem ambientes educacionais inclusivos.

Salas de Recursos Multifuncionais inauguradas
na rede pública municipal de Santo Ângelo

2009: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Manoel
2010: Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Bosniak
2012: Escola Municipal de Ensino Fundamental Gildo Castelarim
Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alcebíades de Oliveira
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcelino Champagnat
Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Piratini Oliveira da Rosa
Escola Municipal de Educação Infantil Professora Mathilde Ribas Martins

Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que estão em funcionamento, mas não ainda não inauguradas

E.M.E.F. Professora Zelina Monteiro Lemos
E.M.E.F.Ulisses Rodrigues
E.M.E.F. Sargento Pedro Krinski
E.M.E.F.Heinz August Rogowski
E.M.E.I. Modelo

Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)
que estão sendo implantadas pela SMEd

E.M.E.F.Liberato Salzano Vieira da Cunha
E.M.E.F. Sagrada Família
E.M.E.I.Tótilas Carvalho